Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação docente e histórias de vida: entrelaces com o pensamento freireano

Autor(es):
Sales, Maria Julieta Fai Serpa E

Palavras Chaves:
Narrativas de docentes; Histórias de vida; Formação de professores; Paulo Freire

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Este estudo discorreu acerca da formação docente abordando esta temática por meio de histórias de vida, cuja análise foi entrelaçada pelo pensamento crítico de Paulo Freire, constituindo por esta via uma oportunidade de repensar as práticas pedagógicas, bem como a própria didática de ensino e aprendizagem, uma vez que a discussão realizada contemplou a devida contextualização da educação brasileira na atualidade. O interesse pela temática emergiu de inquietações acerca dos fatores políticos e econômicos com reflexos no campo educacional, caracterizados por atitudes antidialógicas que apontam o pensamento freireano como chaga e obstaculizam a emancipação social. Aliado a isso, surgiu também o desejo de engendrar um aprofundamento na obra de Freire, e de conhecer histórias de vida de professoras em cujas vivências houvesse sido oportunizado o grande encontro com este renomado autor e patrono da educação brasileira, que neste ano completou 100 anos. Em vista disso, esta investigação teve como objetivo geral compreender os reflexos das ideias pedagógicas freireanas na formação docente na atualidade. O caminho metodológico escolhido para conduzir esta pesquisa é de natureza qualitativa e conta com a pesquisa narrativa como método. Isto posto, como recurso para a coleta de dados optou-se pela entrevista narrativa que possibilitou o livre expressar de ideias e memórias das três docentes participantes. Os resultados evidenciaram que o afeto esteve presente no discurso das interlocutoras, e em suas subjetividades percebeu-se uma identidade de base crítica e reflexiva, que atribui ênfase à construção da aprendizagem, uma construção colaborativa que prepondera a formação como eixo norteador da prática docente. Conclui-se que o trabalho com essas narrativas colaborou com nossa própria formação, motivo pelo qual defendemos que o fio que entrelaça o pensamento freireano e as narrativas de histórias de vida desvela um caminho de encontro com a formação para a comunidade docente, pela ação-reflexão-ação refletida, que é a práxis. A relevância deste trabalho consiste na possibilidade de suscitar meios de refletir para fazer diferente, e assim situar a formação docente como eixo emancipatório.

Abstract:
This study talked about teacher education addressing this theme through life histories, whose analysis was intertwined by the critical thinking of Paulo Freire, this means an opportunity to rethink pedagogical practices, as well as the teaching and learning didactics itself, since the discussion conducted contemplated the due contextualization of Brazilian education today. Interest in the theme emerged from concerns about political and economic factors with repercussions in the educational field, characterized by anti-dialogical attitudes that point freirean thought as chaga and hinder social emancipation. In addition to this, there was also a desire to engender a deepening in Freire's work, and to know life stories of teachers in whose experiences had been opportunistic the great meeting with this renowned author and patron of Brazilian education, who this year completed 100 years. In view of this, this research had as general objective to understand the reflexes of freirean pedagogical ideas in the teacher education nowadays. The methodological path chosen to conduct this research is qualitative in nature and relies on narrative research as a method. This said, as a resource for data collection, we opted for the narrative interview that allowed the free to express ideas and memories of the three participating teachers. The results showed that affection was present in the interlocutors' discourse, and in its subjectivities, a critical and reflexive identity was perceived, which emphasizes the construction of learning, a collaborative construction that preweights training as a guide axis of teaching practice. It is concluded that the work with these narratives collaborated with our own formation, which is why we defend that the thread that interweaves freirean thought, and the narratives of life stories unveil a path of encounter with the formation for the teaching community, through the action-reflection-action reflected, which is the praxis. The relevance of this work consists in the possibility of arousing means to reflect in order to do things differently, and thus situate teacher training as an emancipatory axis.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sales, Maria Julieta Fai Serpa E. Formação docente e histórias de vida: entrelaces com o pensamento freireano . 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1