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Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação popular em saúde: percepção pós-formação de aprendizagem em um município do estado do Ceará - Brasil

Autor(es):
Quadros, Eduardo Teodosio De

Palavras Chaves:
Educação para a Saúde Comunitária; Agentes Comunitários de Saúde; Comunicação em Saúde

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A Educação Popular em Saúde tem um papel importante na construção do Sistema Único de Saúde, estando presente em todo seu processo histórico e sendo, ainda hoje, fundamental para a compreensão dos territórios e dos processos de atuação das equipes de saúde que lidam diretamente com a população e que, por isso, necessitam de permanente formação. Este trabalho tem por objetivo, apreender a percepção de educandos e educandas egressos do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdPopSUS sobre as práticas de trabalho desenvolvidas a partir de sua formação de aprendizagem em Guaiuba, município do interior do Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, interpretativo, ancorado teoricamente na Educação Popular em Saúde e no Modelo do Mercado Simbólico para Comunicação e Saúde. Os sujeitos deste estudo são Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Controle Social, Técnica de Enfermagem e Profissional da Educação. A coleta de dados foi realizada com base na Educação Popular, a partir da construção de falas coletivas e individuais pelo Círculo de Cultura. Foi produzido o mapeamento da Rede de Produção dos Sentidos das intervenções feitas durante o curso, através do Mapa do Mercado Simbólico. A pesquisa de campo ocorreu em dois momentos, entre 10 e 19 de novembro de 2020, um primeiro virtual e um segundo presencial, quando realizaram-se os círculos de cultura e a construção dos mapas. Participaram 18 egressos(as) do curso. Foram produzidas narrativas sobre o que significou o curso para a vida e para o trabalho pós formação aprendizagem e feitas cartografias sobre as intervenções, trazendo as ações, como elas ocorreram e o que delas ficou para os(as) educandos(as) e para a população/comunidade beneficiada. O curso se mostrou potente em relação ao seu objetivo e ainda se faz presente na vida e nas práticas de trabalho dos(as) egressos(as).

Abstract:
Popular Education in Health has an important role in the construction of the Unified Health System, being present throughout its historical process and being, even today, fundamental for the understanding of the territories and processes of action of the health teams that deal directly with the population and therefore need ongoing training. This work aims to apprehend the perception of students who graduated from the Improvement Course in Popular Health Education - EdPopSUS about the work practices developed from their learning training in Guaiuba, a municipality in the interior of Ceará, Brazil. This is a qualitative, descriptive, interpretive study, theoretically based on Popular Education in Health and on the Symbolic Market Model for Communication and Health. The subjects of this study are Community Health Agents, Endemic Agents, Social Control, Nursing Technique and Education Professional. Data collection was carried out based on Popular Education, from the construction of collective and individual speeches by the Círculo de Cultura. The mapping of the Sense Production Network of the interventions made during the course was produced, through the Symbolic Market Map. The field research took place in two moments, between November 10 and 19, 2020, a first virtual and a second in person, when the culture circles and the construction of maps were carried out. Eighteen graduates of the course participated. Narratives were produced about what the course meant for life and work after training and learning, and maps were made about the interventions, bringing the actions, how they occurred and what remained of them for the students and for the population/community benefited. The course proved to be powerful in relation to its objective and is still present in the life and work practices of the graduates.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Quadros, Eduardo Teodosio De. Educação popular em saúde: percepção pós-formação de aprendizagem em um município do estado do Ceará - Brasil. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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