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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
As condições de oferta e permanência em duas escolas de tempo integral da rede municipal de Fortaleza-Ce

Autor(es):
Fortunatti, Keifer

Palavras Chaves:
Escolas de tempo integral. Rede municipal de Fortaleza-CE. Condições de oferta. Condições de permanência.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A política de educação em tempo integral ganha relevância a partir da segunda década dos anos 2000, se fazendo presente como uma meta do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Diante de um amplo conjunto de iniciativas sobre o tema que vem proliferando nos sistemas de ensino, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as condições de oferta e permanência em duas escolas de tempo integral da rede municipal de Fortaleza-CE, situadas em bairros com maior e menor IDH-b, com estruturas arquitetônicas diferentes e sua repercussão nos resultados de aprendizagem e na perspectiva de futuro de seus alunos. A metodologia empregada é de caráter misto e combina elementos de natureza quantitativa, analisando indicadores educacionais das duas escolas, obtidos por meio do Censo Escolar aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; e qualitativa, com pesquisa de campo e uso de entrevistas semiestruturadas. A escolha foi por um estudo de casos múltiplos, contanto com a participação dos seguintes sujeitos nas duas unidades escolares: diretores, coordenadores pedagógicos e professores, tendo sido realizadas entrevistas on line, devido a pandemia do coronavírus, sendo as mesmas tratadas a partir da análise conteúdo de Bardin (2009). A partir dos contextos sociais observados é possível afirmar que as duas escolas estão inseridas em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social e que apresentam a violência urbana como principal elemento extraescolar. No entanto, os indicadores educacionais de ambas são superiores à média geral das escolas municipais. Os entrevistados apontam que o modelo pedagógico, com a extensão da carga horária e a parte diversificada do currículo são vistas como o grande diferencial das ETIs em relação às escolas de tempo parcial. Sobre a estrutura física, constata-se que as diferenças não são decisivas para o desenvolvimento do modelo pedagógico e que as práticas docentes e as adaptações feitas nos espaços físicos das escolas suprem essa carência. Além disso, o papel da gestão é apontado como fator decisivo para o êxito das instituições nos resultados acadêmicos, aliado às práticas de preparo para as avaliações externas. Em relação à perspectiva de futuro dos alunos, constata-se que as ETIs colaboram para essa mudança na medida em que apresentam e preparam os estudantes para diferentes possibilidades. Palavras-chave: Escolas de tempo integral. Rede municipal de Fortaleza-CE. Condições de oferta. Condições de permanência.

Abstract:
The full time school program education policy has its relevance in the second decade of the 2000’s, presented as a goal in the 2014-2024 Educational Nacional Plan. Due to the wide set of initiatives regarding the topic that has been spreading in the education systems, the present research intends to analyze the permanence and offering conditions in two full-time schools of Fortaleza educational department located in districts of low and high Human Development Index (IDH) rates, different architecture structure and its influence on the learning results and on the students’ future perspective. The methodology used has a mixed feature combined with quantitative elements by analyzing the educational indicators from both schools obtained by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira’ school census; and the qualitative one by field research and semi-structured interviews. For the present research, a multiple case study was chosen along with the participation, in online interviews, due to the pandemic scenario, of the following subjects in both schools: principals, pedagogical supervisors and teachers which were processed by using Bardin’s (2009) analisis. From the social contexts analized it is possible to conclude that both schools are inserted in high social vulnerability communities and also presents urban violence as its main extra-school element. However the educational indicators of both schools are superior to the average rates from the other local schools. The interviewers indicate that the pedagogical model with the extension of the classroom hours and the diversificated curriculum are the main elements that differentiate the full-time schools from the regular ones. Regarding the physical structure, the indicated differences are not crucial for the development of the pedagogical model since the adaptations made on the physical structures can supply that demand. Furthermore, the school management department is the main component for the excellence of the schools academic results along with preparatory programs for external exams. When it comes to the students' future perspective, the full-time schools, while preparing and presenting to the students different possibilities, collaborate to their change of point of view and perspectives. Keywords: Full-time schools. Fortaleza educational department. offering conditions. permanence conditions.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Fortunatti, Keifer. As condições de oferta e permanência em duas escolas de tempo integral da rede municipal de Fortaleza-Ce. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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