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Repositório Institucional - UECE
Título:
Maria da Glória Ferreira Façanha e a consolidação do ensino da enfermagem no Ceará

Autor(es):
Forte, Vanessa De Carvalho

Palavras Chaves:
História e Memória. Enfermagem. Educação. História Oral. Formação de Professores.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A pesquisa versa sobre a história e a memória de Maria da Glória Ferreira Façanha (1932-2021) – mulher, enfermeira, professora e gestora. A partir da constituição de uma historiografia temática, objetiva demarcar na história da enfermagem a participação de Maria da Glória Ferreira Façanha na consolidação do ensino superior cearense, por meio da sua inserção na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, bem como na Universidade de Fortaleza, nos idos de 1968 a 1980. A pesquisa está inserida no campo da história e da educação, amparada na perspectiva da história cultural, e utiliza a metodologia da história oral entrecruzada com a análise documental para os direcionamentos e análises do material inventariado nesta produção. O estudo tem como relevância a contribuição desta mulher, enquanto enfermeira e professora, para com a historiografia das mulheres enfermeiras e profissionais da educação, sobretudo no ensino de enfermagem cearense, dos quais ainda pouco escritos registram suas protagonistas, configurando uma lacuna nesse tipo de produção. Glória Façanha era mineira, formou-se enfermeira e iniciou seus trabalhos, em 1956, na Fundação de Saúde Pública Especial (Fundação SESP). Na construção da história permeada por suas memórias identificamos sua participação como primeira diretora laica da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo (1968-1972). Nesta escola demonstrou habilidades organizacionais, administrativas e também da área contábil. Ajudou, sobretudo, na parte pedagógica, reorganizou as matrizes curriculares do curso de acordo com a reforma universitária (Lei 5540/68), visando sua federalização. No ensino superior também implantou o curso superior de enfermagem na primeira universidade privada do Ceará, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sendo coordenadora e professora (1973-1977) desta instituição. Trabalhou pela excelência no ensino e formação de enfermeiras cearenses, tendo como atenção a assistência e o cuidado com os pacientes e com suas alunas. A narrativa da trajetória de Glória Façanha revelou sua posição de protagonismo na história do ensino da enfermagem cearense e brasileira, uma vez que deixou nesse campo um legado à profissão. Palavras-chave: História e Memória. Enfermagem. Educação. História Oral. Formação de Professores.

Abstract:
The research deals with the history and memory of Maria da Glória Ferreira Façanha (1932-2021) – woman, nurse, teacher and manager. From the constitution of a thematic historiography, the objective is to demarcate in Nursing History the participation of Maria da Glória Ferreira Façanha in the consolidation of higher education in Ceará, through her insertion at the São Vicente de Paulo School of Nursing, as well as at the University of Fortaleza, from 1968 to 1980. The research isinserted in the field of History and Education, supported by the perspective of Cultural History and uses the methodology of Oral History intertwined with documental analysis to guide and analyze the material inventoried in this production. The study has as relevance the contribution of this woman as a nurse and teacher to the historiography of women, nurses and education professionals, especially in Nursing education in Ceará, whose main characters are still poorly written, configuring a gap in this type of production. Glória Façanha was from Minas Gerais, graduated as a nurse and began her work in 1956 at the Special Public Health Foundation (Fundação SESP). In the construction of history permeated by her memories, we identified her participation as the first lay director of the São Vicente de Paulo School of Nursing (1968-1972). In this school he demonstrated organizational, administrative and also from the accounting area. It helped above all in the pedagogical part, reorganizing the course's curricular matrices in accordance with the University Reform (Law 5540/68), aiming at its federalization. In higher education, she also implemented a higher nursing course at the first private university in Ceará, the University of Fortaleza (UNIFOR), being coordinator and professor (1973-1977) of this institution. She worked for excellence in the teaching and training of nurses from Ceará, focusing on assistance and care for patients and their students. The narrative of Glória Façanha's trajectory revealed her leading position in the history of nursing education in Ceará and in Brazil, as she left the profession a legacy in this field. Keywords: History and memory. Nursing. Education. Oral History. Teacher education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Forte, Vanessa De Carvalho. Maria da Glória Ferreira Façanha e a consolidação do ensino da enfermagem no Ceará. 2021. 380 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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