Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação das formações do Programa Mais Paic para professores dos anos finais do ensino fundamental

Autor(es):
Lopes, Jayane Mara Rosendo

Palavras Chaves:
Ensino fundamental; Formação continuada do professor; Prática pedagógica.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo avaliar as formações do Programa Mais Paic para professores dos anos finais do ensino fundamental. Sendo os objetivos específicos: caracterizar as formações Mais Paic direcionadas para os professores dos anos finais; descrever as potencialidades e fragilidades das formações na percepção dos professores e identificar as contribuições das formações para as práticas de ensino dos professores. A pesquisa foi interpretativista, de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. O cenário de pesquisa foi a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canindé e teve como participantes: a coordenadora pedagógica municipal, quatro membros da Célula de Cooperação com os Municípios (Cecom), quatro professores entre língua portuguesa e quatro de matemática dos anos finais do ensino fundamental, que atuaram no período de 2017-2020. Para o primeiro objetivo, foi realizada entrevista semiestruturada com os membros da Cecom e com a coordenadora pedagógica da SME. Para o segundo e terceiro objetivo, foram realizadas entrevistas individuais com os professores. As entrevistas ocorreram por meio da plataforma virtual Google Meet e foram analisadas por análise de conteúdo. Na percepção dos gestores, foi possível elencar aspectos positivos, aspectos negativos, aspectos de melhoria e aspectos que podem prejudicar as formações. Na percepção dos docentes, aspectos de potencialidades e fragilidades das formações foram elencados, alguns convergindo e outros divergindo da percepção dos gestores. Quanto às contribuições das formações, elas foram organizadas e discutidas em quatro categorias: planejamento, adaptação/seleção de materiais, gestão de sala e avaliação da aprendizagem. O programa Mais Paic tem se mostrado um importante meio de promover a formação continuada no município, tendo o Estado como protagonista, contribuindo para subsidiar os professores em metodologias de ensino, seleção de materiais contextualizados e adequados ao nível dos alunos, mais interação e melhor organização das aulas bem como na compreensão da avaliação para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Abstract:
This dissertation aimed to evaluate the formations of the Mais Paic Program for teachers in the final years of elementary school. The specific objectives are: to characterize the Mais Paic training aimed at teachers in the final years; describe the strengths and weaknesses of training in the perception of teachers and identify the contributions of training to the teaching practices of teachers. The research was interpretive, with a qualitative and descriptive approach. The research scenario was the Municipal Department of Education (SME) of Canindé and had as participants: the municipal pedagogical coordinator, four members of the Cooperation with Municipalities Cell (Cecom) and four teachers between Portuguese and four mathematics teachers from the final years of elementary school, who worked in the period 2017-2020. For the first objective, a semi-structured interview was carried out with the members of Cecom and with the pedagogical coordinator of the SME. For the second and third objective, individual interviews were carried out with the teachers. The interviews took place through the virtual platform Google Meet and were analyzed by content analysis. In the perception of managers, it was possible to list positive aspects, negative aspects, improvement aspects and aspects that could harm the training. In the perception of the professors, aspects of strengths and weaknesses of the training were listed, some converging and others diverging from the perception of the managers. As for the contributions of training, they were organized and discussed in four categories: planning, adaptation/selection of materials, room management and learning assessment. The Mais Paic program has proven to be an important means of promoting continuing education in the municipality, with the State as the protagonist, contributing to subsidize teachers in teaching methodologies, selection of contextualized materials suitable for the level of students, more interaction and better organization lessons as well as understanding assessment to improve student learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lopes, Jayane Mara Rosendo. Avaliação das formações do Programa Mais Paic para professores dos anos finais do ensino fundamental. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1