Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Implementação curricular na Educação Infantil no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): perspectivas de coordenadoras da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza

Autor(es):
Salomao, Diana Aguiar

Palavras Chaves:
Política curricular; Implementação de política curricular; Currículo da Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular; Ciclo de políticas.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta pesquisa tem como foco a implementação da Proposta Curricular para a Educação Infantil (PCEI) da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (FORTALEZA, 2016), e considera sua trajetória entre os anos de 2015 e 2020 com arrimo no Ciclo de Políticas (BALL, 1994; BALL; MAINARDES, 2011; MAINARDES, 2006). Conduz o estudo a seguinte questão: Como a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza está sendo implementada nas perspectivas das profissionais atuantes na gestão pedagógica? Essa questão desencadeou o objetivo geral e os objetivos específicos da investigação. Objetivo geral: Analisar o processo de implementação da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, considerando as perspectivas das profissionais da gestão pedagógica. Objetivos específicos: Identificar as ações realizadas pela Gestão Municipal para viabilizar a reelaboração e implementação da PCEI; Discutir as implicações da implementação da PCEI nas propostas pedagógicas e nas práticas das instituições; e Compreender os desafios da implementação da PCEI da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. No caminho metodológico, trabalhamos com consulta documental, entrevistas semiestruturadas para obter os depoimentos das coordenadoras – uma municipal (SME/COEI) e quatro coordenadoras pedagógicas de instituições de Educação Infantil – e a observação das “formações em contexto”. A fundamentação teórica apoia-se na contribuição de vários autores no que se refere à compreensão de política curricular, implementação de política curricular e currículo da Educação Infantil como terrenos de disputa. Situamos como principais referências Ball, Maguire e Braun (2016), Lopes (2004), Oliveira (2013), Sacristán (1998; 2017), além dos seguintes documentos nacionais curriculares: Práticas Cotidianas na Educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares (BRASIL, 2009d); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009b); e Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016a; BRASIL, 2017a). Os dados nos revelaram que as ações desenvolvidas pela SME/COEI foram estudos, eventos e incentivos destinados à BNCC/EI, às formações de polo e em contexto do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores, bem como ao desenvolvimento e implantação do Projeto Ateliê na Educação Infantil em algumas instituições. A PCEI implicou a reelaboração ou constituição das propostas pedagógicas das creches e pré-escolas, sendo analisada, interpretada, traduzida e incorporada de diferentes formas e, por vezes, também contestada ou simplesmente dispensada. Entre as coordenadoras (pedagógicas e municipal), pareceu-nos haver um consenso de que a PCEI provocou mudanças nas propostas e práticas pedagógicas, mas que ainda existem inúmeros desafios para que ela seja, de fato, viva nas práticas de todos os professores e no cotidiano de todas as instituições. Os desafios da implementação da PCEI vivenciados pelas instituições foram a falta de infraestrutura, recursos e materiais, a superação de práticas tradicionais e as diferenças de desenvolvimento profissional docente, aspectos que dificultam a articulação de um trabalho colegiado que concretize a unidade construída nas propostas pedagógicas das instituições. Constatou-se que os profissionais não estão simplesmente implementando a PCEI, uma vez que estão envolvidos em processos de (re)interpretações, negociação e lutas sobre os significados e os sentidos construídos e reconstruídos sobre esse documento. Com isso, estão vivendo processos de atuações diversos, de modo que não são todos os profissionais de uma mesma instituição que incorporam a PCEI em suas práticas e nem todos aqueles que incorporam fazem com a mesma qualidade e profundidade.

Abstract:
This research focuses on the implementation of the Curricular Proposal for Early Childhood Education (PCEI) of the Municipal Teaching Network of Fortaleza (FORTALEZA, 2016), and considers its trajectory between the years 2015 and 2020 with support in the Policy Cycle (BALL, 1994; BALL; MAINARDES, 2011; MAINARDES, 2006). The study is driven by the following question: How is the Curricular Proposal for Early Childhood Education in the Municipal Education Network of Fortaleza being implemented from the perspectives of professionals working in pedagogical management? This question triggered the general objective and the specific objectives of the research. General Objective: To analyze the process of implementation of the Curricular Proposal for Early Childhood Education in the Fortaleza Municipal Education Network, considering the perspectives of the pedagogical management professionals. Specific objectives: To identify the actions taken by the Municipal Administration to enable the reworking and implementation of the ECLP; To discuss the implications of the implementation of the ECLP in the pedagogical proposals and in the practices of the institutions; and To understand the challenges of the implementation of the ECLP of the Municipal Teaching Network of Fortaleza. In the methodological path, we worked with document consultation, semi-structured interviews to obtain the coordinators' statements - one municipal (SME/COEI) and four pedagogical coordinators from institutions of Early Childhood Education - and the observation of "trainings in context". The theoretical basis is based on the contribution of several authors regarding the understanding of curriculum policy, implementation of curriculum policy and curriculum of Early Childhood Education as a terrain of dispute. We situate as main references Ball, Maguire and Braun (2016), Lopes (2004), Oliveira (2013), Sacristán (1998; 2017), in addition to the following national curriculum documents: Practicas Cotidianas na Educação Infantil: bases for reflection on curriculum guidelines (BRASIL, 2009d); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009b); and Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016a; BRASIL, 2017a). The data revealed to us that the actions developed by SME/COEI were studies, events and incentives aimed at the BNCC/EI, pole trainings and in context of the Continuing Education Program for Teachers and Managers, as well as the development and implementation of the Ateliê Project in Early Childhood Education in some institutions. The PCEI implied the reworking or constitution of the pedagogical proposals of the daycare centers and preschools, being analyzed, interpreted, translated, and incorporated in different ways and, at times, also contested or simply dismissed. Among the coordinators (pedagogical and municipal), there seemed to be a consensus that the ECLP brought about changes in the pedagogical proposals and practices, but that there are still countless challenges for it to be, in fact, alive in the practices of all teachers and in the daily life of all institutions. The challenges faced by the institutions in implementing the IEP were the lack of infrastructure, resources, and materials, the overcoming of traditional practices, and the differences in teachers' professional development, aspects that hinder the articulation of a collegial work that materializes the unity built in the pedagogical proposals of the institutions. It was found that the professionals are not simply implementing the PCEI, since they are involved in processes of (re)interpretations, negotiation, and struggles over the meanings and senses constructed and reconstructed about this document. As a result, they are experiencing diverse processes of action, so that not all professionals in the same institution incorporate the ECIP into their practices, and not all those who incorporate it do so with the same quality and depth.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Salomao, Diana Aguiar. Implementação curricular na Educação Infantil no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): perspectivas de coordenadoras da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. 2021. 289 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1