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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Design da aprendizagem e desempenho acadêmico em um curso de formação de professores de Biologia a distância: (inter)relação à luz da analítica da aprendizagem

Autor(es):
Menezes, Jones Baroni Ferreira De

Palavras Chaves:
Analítica da Aprendizagem; Design da Aprendizagem; Educação a distância; Formação de professores.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Diante do aumento da oferta da educação a distância no Brasil, em especial de cursos de formação de professores, deve-se inferir sobre a necessidade desse aumento ser alinhado à permanente busca da melhoria da qualidade, de modo a favorecer um adequado desempenho formativo aos futuros docentes. Estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa: como o design da aprendizagem das disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UAB/UECE influencia no desempenho acadêmico dos estudantes? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a influência do design da aprendizagem das diferentes atividades avaliativas, à luz da analítica da aprendizagem, no desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UAB/UECE. Os objetivos específicos decorrentes foram: identificar as atividades avaliativas utilizadas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UECE, oferecido na modalidade de educação a distância; categorizar as atividades avaliativas utilizadas no curso; e investigar, utilizando a analítica da aprendizagem, as atividades avaliativas presentes no design da aprendizagem do curso que favorecem o desempenho acadêmico dos estudantes. O caminho metodológico percorrido assentou-se no paradigma pragmático e na abordagem mista. Adotaram-se o método da pesquisa documental, tomando como documentos os planejamentos das disciplinas do curso, e o método estatístico, com base nas técnicas de Análise de Componentes Principais e Regressão Logística binária aplicadas a notas dos estudantes (para cada tipo de atividades avaliativas e média geral). Foram identificadas 25 diferentes proposições de atividades avaliativas, que foram agrupadas em 18 tipos de atividades avaliativas. Em seguida, também foram classificadas em três categorias de acordo com a forma que foram realizadas (individual, em grupo ou em individual e/ou em grupo). Baseando-se na PCA, as atividades puderam ser agrupadas em dois fatores, com 10 (dez) e 8 (oito) tipos de atividades cada. O primeiro está composto, em sua maior parte, por atividades em grupo (60%); enquanto o segundo está constituído majoritariamente por atividades individuais ou que poderiam ser realizadas de forma individual ou em grupo. Posteriormente, estimou-se um modelo preditivo com base nos dois fatores obtidos por meio da PCA, tendo ambos influência positiva no desempenho acadêmico. No segundo modelo, com fundamento nas três categorias de atividades, somente a variável que representava a categoria de atividades desenvolvidas em grupo alcançou significância estatística. Concluiu-se que o melhor modelo foi o baseado nos fatores, destacando a importância da diversificação das estratégias avaliativas realizadas em grupo no design de aprendizagem do curso, a fim de favorecer o desempenho satisfatório dos licenciandos.

Abstract:
Given the increase in the offer of distance education in Brazil, especially in teacher training courses, it should be inferred on the need for this increase to be aligned with the permanent search for quality improvement, in order to favor an adequate training performance for future teachers. The following research problem was established: how does the learning design of the disciplines of the Licenciate Degree in Biological Sciences distance course at UAB/UECE influence the academic performance of students? The general objective of this research, therefore, was to analyze the influence of the learning design of different evaluative activities, in the light of learning analytics, on the academic performance of students in the Licenciate Degree in Biological Sciences at a distance at UAB/UECE. The resulting specific objectives were: to identify the evaluative activities used in the Licentiate Degree in Biological Sciences at UECE, offered in the form of distance education; categorize the evaluation activities used in the course; and investigate, using learning analytics, the evaluative activities present in the course's learning design that favor students' academic performance. The methodological path taken was based on the pragmatic paradigm and the mixed approach. The method of documental research was adopted, taking as documents the plans of the course subjects, and the statistical method, based on the techniques of principal component analysis (PCA) and binary logistic regression applied to student grades (for each type of evaluation activities and overall average). 25 different propositions of evaluative activities were identified, which were grouped into 18 types of evaluative activities. Then, they were also classified into three categories according to the way they were performed (individual, group or individual and/or group). Based on the PCA, the activities could be grouped into two factors, with 10 (ten) and 8 (eight) types of activities each. The first is composed, for the most part, of group activities (60%); while the second is mostly made up of individual activities or that could be carried out individually or in groups. Subsequently, a predictive model was estimated based on the two factors obtained through the PCA, both having a positive influence on academic performance. In the second model, based on the three categories of activities, only the variable that represented the category of activities carried out in groups reached statistical significance. It was concluded that the best model was the one based on factors, highlighting the importance of diversifying the evaluative strategies carried out in groups in the course's learning design, in order to favor the satisfactory performance of the undergraduates.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Menezes, Jones Baroni Ferreira De. Design da aprendizagem e desempenho acadêmico em um curso de formação de professores de Biologia a distância: (inter)relação à luz da analítica da aprendizagem. 2021. 155 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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