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Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação stricto sensu e sua função no processo de reprodução social: um estudo ancorado na ontologia marxiano-lukacsiana com a abordagem histórico-cultural

Autor(es):
Chaves, Sabrine Maria Martins

Palavras Chaves:
Trabalho; Educação; Ontologia; Reprodução Social; Psicologia histórico-cultural

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Este trabalho dissertativo consiste em uma análise de base teórica ancorada na ontologia marxiano-lukacsiana acerca da essência do complexo da educação, na busca por compreender a função de seu sentido estrito no processo de reprodução social, no esforço em contribuir com uma investigação em evidencie as relações que se tecem junto á totalidade social. Partindo da compreensão da relação que o complexo da educação mantém junto á categoria trabalho como seu princípio fundante, fazemos uso dos capítulos Trabalho e Reprodução de Para uma ontologia do ser social de Lukács, considerando os estudos de alguns de seus interpretes sobre tal complexo, buscando entender como o filósofo húngaro compreende a educação por meio da leitura e interpretação da obra principal de Marx, O Capital. A partir da categoria que inaugura o ser social, tal complexo cumpre a função essencial de mediar o desenvolvimento das relações sociais, diante da nova realidade. Através de Lukács e de seus intérpretes, entendemos que a partir do surgimento da sociedade de classes, a função social da educação possuindo não mais apenas um sentido lato e universal, mas, nesse momento, com finalidades específicas de formação para alguns indivíduos, em sentido estrito, atua diretamente na perpetuação dos interesses hegemônicos. Com o desenvolvimento do capitalismo, mesmo diante das limitações impostas, entende-se necessário analisar os detalhes que cercam não só o seu surgimento e desenvolvimento, mas também os resultados de como este sentido da educação têm atuado diante da aquisição do conhecimento e desenvolvimento científico agora. No interesse de irmos adiante com uma exposição que trate sobre a importância do complexo da educação de maneira profunda, defronte a necessidade de continuidade dos saberes sistemáticos de seu sentido estrito; para além das crises desse sistema, vislumbramos possibilidades através dos principais estudos da abordagem histórico-cultural. Com efeito, de acordo com nosso intuito investigativo, na tentativa de uma abordagem para além dos apontamentos da ontologia, dando seguimento com base na teoria de Vygotsky, trataremos de trilhar um caminho, no esforço em expor aspectos que sustentem um entendimento da educação com seu caráter ineliminável na formação dos indivíduos diante da premência de superação da sociedade de classes.

Abstract:
This dissertative labor consists in a theoretical analysis anchored at Marxian-Lukacsian ontology about the essence of education complex, in an attempt to understand it is function in strict meaning on the process of social reproduction, for effort to contribute with an investigation that highlights relationships woven together social totality. Starting from the understanding of the relationship that the education complex maintains with the category work as its founding principle, we make use of the chapters Work and Reproduction of Lukács's For an ontology of social being, taking into account the studies of some of his interpreters on this complex, seeking to understand how the Hungarian philosopher understands education through his reading and interpretation of Marx's reference book The Capital. From the category that inaugurates the social being, such a complex starts to fulfill the essential function of mediating the development of social relations, given the new reality. Through the Lukacsian bibliografy work and your interpreters, we understand that from the emergence of class society, the social function of education, having no longer only a broad and universal sense, but, at that time, with specific training purposes for some individuals, in a strict sense, starts to act directly in the perpetuation of hegemonic interests. With the advent of capitalism, even in the face of imposed limitations, it’s considered necessary to analyze the details surrounding not only its emergence and development, but also the results of how this sense of education has acted on the acquisition of knowledge and scientific development in the current historical period. For the interest of going ahead with an exposition that deals with the importance of the education complex in a more in-depth way, facing the need for continuity of systematic knowledge in its strict sense; beyond the crises of this system, we glimpse possibilities through the main studies of cultural-historical approach. According to our investigative purpose, in attempt an approach beyond the notes of ontology, following up based on Vygotsky's theory, we will try to follow a path, in the effort to expose aspects that support an understanding of education with its an ineliminable character in the formation of individuals in the face of the urgency of overcoming class society.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Chaves, Sabrine Maria Martins. Educação stricto sensu e sua função no processo de reprodução social: um estudo ancorado na ontologia marxiano-lukacsiana com a abordagem histórico-cultural . 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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