Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Saberes da Pesquisa na Formação Continuada de Professores: Contribuições para Aprendizagens Significativas

Autor(es):
Silva, Joselma Ferreira Lima E

Palavras Chaves:
Saberes da pesquisa; Professores de Matemática; Formação continuada; Aprendizagem Significativa.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A formação continuada em contexto de pesquisa para Aprendizagem Significativa constitui o objeto de estudo desta tese. Nessa direção, trouxe como problema de investigação central: Quais contribuições dos saberes da pesquisa do professor de Matemática para aprendizagens significativas, no contexto da formação continuada? Ressalta a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel por considerar, que os seus princípios, convergem com os da prática da pesquisa. Logo, objetivou analisar as contribuições dos saberes da pesquisa do professor de Matemática para aprendizagens significativas, no contexto da formação continuada, considerando seus eixos articuladores. Trata-se da abordagem qualitativa sustentada na perspectiva de Pesquisa Crítica, Investigativo-participativa, de cunho hermenêutico crítico, com orientação metodológica na Pesquisa-Ação. Para a geração dos dados obteve a colaboração de quatro professores de Matemática efetivos em escolas municipais de Piripiri-PI. Os dados gerados foram subsidiados pela Análise Dialógica do Discurso, assentada nos pressupostos bakhtinianos. Os discursos, materializados no diário de campo e nas narrativas, foram organizados em três etapas distintas e interdependentes, observando as relações enunciativas-anunciativas dos interlocutores. Os professores interlocutores inseridos em situações dialógicas, reflexivas e críticas proporcionadas pela Pesquisa-Ação, destacam os saberes da experiência em sua trajetória formativa e a ausência de uma relação unívoca entre saberes da pesquisa e a formação inicial e continuada. A lacuna acentua as dificuldades para a sustentação teórica e prática em se tratando desse exercício científico, e apresentam a categoria teórico-conceitual “alfabetização científica” como necessidade formativa. Pela imersão dos interlocutores no ciclo investigativo, a produção escrita é colocada como condição necessária na formação continuada. Os saberes da pesquisa no ciclo investigativo, são mobilizados pelos professores no contexto formativo, mostrando o potencial para transformar a prática pedagógica. Articulam os saberes da pesquisa e a Aprendizagem Significativa para o planejamento de suas aulas e atividades, ocorrendo a não arbitrariedade com as ideias já estabelecidas na estrutura cognitiva. Anunciam desafios que limitam a vivência do clico investigativo em ambientes virtuais de aprendizagem para o sexto ano do Ensino fundamental, mas com possibilidades em aulas presenciais. A pesquisa divulga que os dispositivos de formação que apoiaram a Pesquisa-Ação implicaram em raciocínios diferenciados, valendo-se da multiplicidade dos instrumentos, como materiais potencialmente significativos. O adulto-professor articula, mobiliza e produz saberes e aprendizagem na formação continuada com pesquisa, reconhecendo a contribuição de outras áreas do conhecimento, além da Matemática, para a construção de sentidos e significados. Os interlocutores apontam caminhos sobre responsabilidade ética, política e profissional, como condição para sua aprendizagem. A compreensão sobre o termo oficina pedagógica não foi assumida como uma técnica, “modelo aplicável”, mas, entendido em sua dimensão provida de análise reflexiva e crítica. Mostram em suas reflexões críticas sobre a própria formação e atuação profissional, que o ciclo investigativo é concebido como “processo de construir as práticas”. Dentre outros elementos, confirmam a tese de que o adulto-professor de Matemática inserido em contexto de formação continuada numa perspectiva crítica de Pesquisa-Ação, articula os saberes da pesquisa na prática pedagógica para aprendizagens significativas.

Abstract:
Continuing education in the context of research for Meaningful Learning constitutes the object of study of this thesis. In this direction, it brought as a central research problem: What contributions of research knowledge of the mathematics teacher to meaningful learning, in the context of continuing education? David Ausubel's Theory of Meaningful Learning stands out because he considers that its principles converge with those of research practice. Therefore, it aimed to analyze the contributions of research knowledge of the mathematics teacher to significant learning, in the context of continuing education, considering its articulating axes. It is a qualitative approach based on the perspective of Critical Research, Investigative-participatory, of a critical hermeneutic nature, with methodological guidance in Action Research. For the generation of the data obtained the collaboration of four Mathematics teachers effective in municipal schools of Piripiri-PI. The data generated was subsidized by the Dialogic Discourse Analysis, based on Bakhtinian assumptions. The speeches, materialized in the field diary and in the narratives, were organized in three distinct and interdependent stages, observing the interlocutors' enunciative-advertising relations. Interlocuting teachers inserted in dialogical, reflective and critical situations provided by research-training, highlight the knowledge of experience in their formative trajectory and the absence of a univocal relationship between research knowledge and initial and continuing education. The gap accentuates the difficulties for theoretical and practical support in the case of this scientific exercise, and presents the theoretical-conceptual category “scientific literacy” as a training need. By immersing the interlocutors in the investigative cycle, written production is placed as a necessary condition in continuing education. Research knowledge in the investigative cycle is mobilized by teachers in the formative context, showing the potential to transform pedagogical practice. They articulate research knowledge and Meaningful Learning for the planning of their classes and activities, occurring non-arbitrariness with the ideas already established in the cognitive structure. They announce challenges that limit the experience of the investigative clinic in virtual learning environments for the sixth year of elementary school, but with possibilities in face-to-face classes. The research discloses that the training devices that supported Action Research implied differentiated reasoning, making use of the multiplicity of instruments, as potentially significant materials. The adult teacher articulates, mobilizes and produces knowledge and learning in continuing education with research, recognizing the contribution of other areas of knowledge, in addition to mathematics, to the construction of senses and meanings. The interlocutors point out ways about ethical, political and professional responsibility, as a condition for their learning. The understanding of the term pedagogical workshop was not assumed as a technique, an “applicable model”, but understood in its dimension provided with reflective and critical analysis. In their critical reflections on their own training and professional performance, they show that the investigative cycle is conceived as a “process of building practices”. Among other elements, they confirm the thesis that the adult teacher of Mathematics inserted in the context of continuing education in a critical perspective of Action Research, articulates the knowledge of research in pedagogical practice for meaningful learning.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Joselma Ferreira Lima E. Saberes da Pesquisa na Formação Continuada de Professores: Contribuições para Aprendizagens Significativas. 2021. 361 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1