Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ensino jurídico no Brasil: contribuições de Habermas e Paulo Freire na formação para a docência

Autor(es):
Amaral Neto, Manoel Gregorio Do

Palavras Chaves:
Dialogicidade; Teoria da Ação Comunicativa; Formação de professores; Ensino jurídico.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O ensino jurídico vem passando por grandes mudanças ao longo do tempo, priorizando a formação técnico-profissional frente ao modelo tradicional acadêmico. A demanda de professores com formação interdisciplinar cresce a cada dia, sendo exigidos modelos pedagógicos crítico-reflexivos a partir de processos dialógicos e comunicativos na formação de profissionais do Direito. Neste contexto, a formação crítica toma um papel central na discussão acerca da produção e difusão do conhecimento na sociedade dominada pela tecnologia. Sendo assim, a questão central da pesquisa é: quais relações podem ser identificadas entre a teoria da ação comunicativa de Habermas e a dialogicidade em Freire como elementos teórico-metodológicos da formação de professores para o ensino jurídico? O objetivo geral consiste em compreender as aproximações e/ou distanciamentos entre a teoria da ação comunicativa de Habermas e a dialogicidade em Freire como elementos teóricos da formação de professores para o ensino jurídico em cursos de Direito. Como objetivos específicos, a pesquisa se propõe a pôr em relevo características dominantes da formação de professores de cursos de Direito; destacar dimensões das teorias de Habermas e Freire relacionadas à formação de professores; e, consolidar elementos pedagógico-dialógicos subjacentes à atividade docente no curso de Direito. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa está assentada na abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica e na análise documental como técnicas de coleta de dados. O tratamento e a análise de dados foram feitos a partir da análise de conteúdo temático. Os achados da pesquisa apontam para a congruências da teoria da ação comunicativa e dialogicidade na formação de professores. A teoria habermasiana contribui para situar a problemática da racionalidade em um contexto amplo, em uma abrangência de mundo; e, por outro lado, Freire possibilita a reflexão teórico-metodológica sobre/com a escola diretamente, de modo particular, nas relações que envolvem o aluno e o professor.

Abstract:
Legal education has undergone major changes over time, prioritizing technical and professional training over the traditional academic model. The demand for teachers with interdisciplinary training grows every day, requiring critical-reflective pedagogical models based on dialogic and communicative processes in the training of legal professionals. In this context, critical training takes a central role in the discussion about the production and diffusion of knowledge in society dominated by technology. Thus, the central question of the research is: what relationships can be identified between Habermas' theory of communicative action and Freire's dialogicity as theoretical and methodological elements of teacher training for legal education? The general objective is to understand the approximations and / or distances between Habermas' theory of communicative action and Freire's dialogicity as theoretical elements of teacher training for legal education in Law courses. As specific objectives, the research proposes to highlight dominant characteristics of the training of teachers of Law courses; highlight dimensions of Habermas and Freire's theories related to teacher training; and to consolidate pedagogical-dialogical elements underlying the teaching activity in the Law course. From a methodological point of view, it is based on the qualitative approach and bibliographic research and on documentary analysis as data collection techniques. The treatment and analysis of data were made from the analysis of thematic content. The research findings point to the congruence of the theory of communicative action and dialogicity in teacher education. Habermasian theory contributes to situating the problem of rationality in a broad context, in a world scope; and on the other hand, Freire allows theoretical-methodological reflection on / with the school directly, in a particular way, in the relationships that involve the student and the teacher.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Amaral Neto, Manoel Gregorio Do. O ensino jurídico no Brasil: contribuições de Habermas e Paulo Freire na formação para a docência . 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1