Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Saber dialógico e racionalidade da práxis pedagógica em uma formação docente em rede: implicações no ensino e na aprendizagem multirreferencial

Autor(es):
Dutra, Marlene De Alencar

Palavras Chaves:
Saber dialógico; Racionalidade da práxis pedagógica; Multirreferencialidade; Formação docente em Rede; Bricolagem científica.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Compreender como o saber dialógico e a racionalidade da práxis pedagógica se interrelacionam enquanto possibilidade para o ensino-aprendizagem multirreferencial em contexto de formação docente em Rede constituiu o objetivo central desta tese. A postura científica da pesquisadora bricoleur, constituída no processo, teve como aporte teórico-metodológico a etnopesquisa-formação, concebida como política de investigação e de formação, transgressora ao método, não percebido como linear, fechado, mas dialógico, em um exercício do paradigma da complexidade e da perspectiva multirreferencial de uma pesquisa qualitativa crítica. O contexto para a geração dos dados (discursos dos sujeitos responsivos) tornou-se possível a partir de um curso de extensão: “Linkando narrativas e reflexividade docente em processos autoformativos”. Nele, interagiram 16 professores desejosos em vivenciar um processo autoformativo docente em Rede. As diferentes mídias digitais interativas ativadas (ambiente virtual de ensino e aprendizagem e redes sociais) foram dispositivos e instrumentos para o trânsito e registro das narrativas e dos discursos dos sujeitos responsivos. Assim, a Análise Dialógica do Discurso buscou, por meio de processos naturalísticos e com o uso de softwares (Nvivo e Gephi), elementos indiciários para a defesa da tese. A interação entre o saber dialógico e a racionalidade da práxis pedagógica nas relações dialógicas e dialéticas entre os interagentes de uma formação docente em Rede favorece o ensino-aprendizagem multirreferencial, de modo a potencializar a reflexividade crítica, a autonomia e a autoria docente. Nas contradições, nas totalidades e nos movimentos dinâmicos de uma formação em Rede, o saber dialógico, como discurso vivo constituído na experiência com o outro nos seus dizeres e fazeres, interrelaciona-se com as diferentes racionalidades da práxis pedagógica, permitindo o fluxo de processos de ensino-aprendizagem multirreferenciais. Compreender essas interrelações implicou a descentralização do papel do professor e trouxe o “fator mediador” como dinâmica interativa de autorias e de alteridades da qual fazem parte todas as professoras e todos os professores envolvidos em uma formação docente em Rede. A concepção investigativa fundou-se na disponibilidade à dialogicidade e na alteridade promovidas nas relações dialógicas e dialéticas do agir comunicativo e no reconhecimento respeitoso das aprendizagens multirreferenciais abertas e plurais que promovem transformações e um vir-a-ser na prática cotidiana dos sujeitos envolvidos diante da autonomia e da reflexividade crítica.

Abstract:
Understanding how the dialogical knowledge and the rationality of pedagogical praxis are interrelated as a possibility for multi-referential teaching and learning in the context of teacher training in Network was the central objective of this thesis. The scientific posture of the bricoleur researcher, constituted in the process, had as its theoretical-methodological support the ethno-research-education, conceived as a research and education policy, transgressing the method, not perceived as linear, closed, but dialogical, in an exercise of the paradigm of the complexity and the multi-referential perspective of a qualitative critical research. The context for the data generation (speeches of the responsive subjects) became possible from an extension course: “Linking narratives and teaching reflexivity in self-educational processes”. In the course, 16 teachers willing to experience a self-educational teaching process interacted in Network. The different activated interactive digital media (virtual teaching and learning environment and social networks) were devices and instruments for the transit and recording of the narratives and speeches of the responsive subjects. Thus, the Dialogic Discourse Analysis sought, through naturalistic processes or with the use of software (Nvivo and Gephi), indicative elements for the defense of the thesis. The interaction between dialogical knowledge and the rationality of the pedagogical praxis in dialogical and dialectic relations between the interactants of a teacher training in Network favors multi-referential teaching and learning, in order to enhance critical reflexivity, autonomy and teaching authorship. In the contradictions, totalities and dynamic movements of education in Network, the dialogical knowledge, as a living discourse constituted in the experience with the other in its sayings and doings, interrelates with the different rationalities of the pedagogical praxis, allowing the flow of processes of multi-referential teaching and learning. Understanding these interrelationships implied the decentralization of the teacher’s role and brought the “mediating factor” as an interactive dynamic of authorship and otherness, of which all teachers involved in a teacher training in Network are part. The investigative conception was based on the availability to dialogicity and the otherness promoted in the dialogic and dialectical relations of communicative action and in the respectful recognition of open and plural multi-referential learning that promote transformations and a becoming in the daily practice of the subjects involved in the face of autonomy and critical reflexivity.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Dutra, Marlene De Alencar. Saber dialógico e racionalidade da práxis pedagógica em uma formação docente em rede: implicações no ensino e na aprendizagem multirreferencial. 2021. 255 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1