Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação para pesquisa do professor de educação física: implicações na concepção e prática de pesquisa na escola

Autor(es):
Amaral, Bruna Lucas De Melo

Palavras Chaves:
Formação de professores; Formação para pesquisa; Educação Física escolar

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A temática deste estudo trata sobre a formação para a pesquisa do professor de Educação Física que atua na escola, especificamente sobre as experiências de pesquisa por ele vivenciadas no âmbito da sua formação inicial e continuada, tendo em vista a crítica ao paradigma da racionalidade técnica fortemente instituída nesse campo, caminhando ao encontro de uma formação e práxis pautada em uma dimensão crítica e reflexiva. Desse modo, o objetivo maior do trabalho consistiu-se em compreender as implicações da formação para pesquisa nas concepções e práticas de pesquisa de professores de Educação Física que atuam na escola. As categorias de aporte teórico foram: a pesquisa, a formação de docentes e a Educação Física, centralizadas em torno do eixo articulador do objeto de estudo formação para pesquisa, e o caminho teórico-metodológico se deu na escolha do paradigma interpretativista com o uso da abordagem qualitativa e a utilização do método estudo de caso. As técnicas de coleta de dados se deram por meio do questionário (eletrônico) aplicado em um primeiro momento, a fim de explorar o perfil pessoal e profissional dos participantes com informações prévias sobre a formação, concepção e prática de pesquisa, e da realização da entrevista semiestruturada (online), realizada em um segundo momento na busca de explorar e aprofundar as informações previamente adquiridas. Os colaboradores do estudo foram oito professores da referida disciplina, integrados à rede estadual do Ceará, que atuam no Ensino Médio e encontram-se lotados na 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10-Russas). Os resultados indicaram que todos esses profissionais tiveram contato e experiências com a pesquisa em algum momento de sua formação inicial ou continuada, porém nem todos se sentem preparados para atuar ou promover pesquisa na escola, embora considerem, em unanimidade, ser um conhecimento necessário à formação docente. Os professores com significativas vivências de pesquisa em sua formação (inicial e continuada) apresentam uma concepção mais ampliada de pesquisa, direcionada aos princípios científicos e educativos. Constatou-se, ainda, que a pesquisa, a partir do processo de iniciação científica dos estudantes, encontra-se como uma demanda presente na realidade desses professores, porém eles não dispõem de tempo em sua carga horária de trabalho para essa atuação. Assim, tornam-se pertinentes propostas de fortalecimento e garantia para formação e a atuação com pesquisa aos docentes de Educação Física tanto no espaço acadêmico como no contexto escolar.

Abstract:
El tema de este estudio es sobre la formación para la investigación del docente de Educación Física que labora en la escuela, específicamente sobre las experiencias de investigación vividas en el contexto de la formación inicial y continuada del docente de Educación Física que labora en la escuela, con un De cara a la crítica al paradigma de la racionalidad técnica fuertemente asentado en este campo, avanzando hacia una formación y praxis basada en una dimensión crítica y reflexiva. El principal objetivo del trabajo fue comprender las implicaciones de la formación para la investigación en las concepciones y prácticas investigativas de los docentes de Educación Física que laboran en la escuela. Las categorías de insumos teóricos fueron investigación, formación docente y Educación Física centradas en el eje articulador de la formación objeto de estudio para la investigación. El camino teórico-metodológico se dio en la elección del paradigma interpretativo utilizando el enfoque cualitativo y el uso del método de estudio de casos. Las técnicas de recolección de datos se realizaron a través del cuestionario (electrónico) aplicado en un primer momento, con el fin de explorar el perfil personal y profesional de los participantes con información previa sobre la formación, concepción y práctica de la investigación, y la realización de la entrevista semiestructurada (online), realizado en un segundo momento con el fin de explorar y profundizar en la información previamente adquirida. Los colaboradores del estudio fueron ocho profesores de Educación Física integrados a la red estatal de Ceará que laboran en el bachillerato y se ubican en la X Coordinación Regional de Desarrollo Educativo (CREDE 10-Russas). Los resultados indicaron que todos los docentes tuvieron contacto y experiencia con la investigación en algún momento de su formación inicial o continuada, sin embargo, no todos se sienten preparados para trabajar o promover la investigación en la escuela, aunque por unanimidad lo consideran un conocimiento necesario para la formación docente. Los docentes con experiencia investigadora significativa en su formación (inicial y continua) tienen un concepto de investigación más amplio, dirigido a principios científicos y educativos. También se encontró que la investigación, desde el proceso de iniciación científica de los estudiantes, es una demanda presente en la realidad de estos docentes, pero no tienen tiempo en su carga de trabajo para esta actuación. De esta forma, se torna pertinente propuestas para fortalecer y garantizar la formación y el trabajo con la investigación para los docentes de Educación Física tanto en el espacio académico como en el contexto escolar.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Amaral, Bruna Lucas De Melo. A formação para pesquisa do professor de educação física: implicações na concepção e prática de pesquisa na escola. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1