Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação Docente e Educação Musical Ativa: uma pesquisa-formação no Curso de Licenciatura em Música da UECE

Autor(es):
Santos, Brena Neilyse Correia Dos

Palavras Chaves:
Formação Docente; Educação Musical Ativa; Pesquisa-Formação; Curso de Música da UECE.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Este estudo trata de uma pesquisa-formação crítico-colaborativa que investigou as contribuições de experiências formativas em Educação Musical Ativa para a formação docente em Música. O campo empírico foi o Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e os participantes-colaboradores foram estudantes da disciplina Métodos e Técnicas do Ensino em Música I. As reflexões desenvolvidas neste trabalho foram mobilizadas a partir de uma cooperação teórica entre os campos da Educação, da Música e da Educação Musical, e de experiências teórico-práticas vivenciadas juntamente com o grupo de participantes-colaboradores durante a pesquisa de campo. Durante o estudo, assumi a postura investigativa participante e utilizei como instrumentos para produção de dados, aulas-oficinas, rodas de conversa, além de um formulário online para coleta inicial de informações sobre os colaboradores. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Prosa. Os resultados da pesquisa revelaram o potencial formativo, com caráter reflexivo e criativo, de experiências em Educação Musical Ativa, da Aula-oficina e da Pesquisa-formação Crítico-colaborativa.

Abstract:
This study deals with a critical-collaborative research-formation that investigated the contributions of training experiences in Active Musical Education to the teacher education in Music. The empirical field was the Curso de Licenciatura em Música at the State University of Ceará – UECE, and the collaborating participants were students of the course Teaching Methods and Techniques in Music I. The reflections developed in this work were mobilized based on a theoretical cooperation among the fields of Education, Music and Music Education, and of theoretical-practical experiences accomplished together with the group of participants-collaborators during the field research. During the study, I took the participative investigative posture and used it as instruments for data production, classes-workshops, conversation circles, in addition to an online form for initial collection of information about the students. Data analysis was performed using the Prose Analysis technique. The results of the research revealed the formative potential, with a reflective and creative character, of experiences in Active Musical Education, Classes-workshops and Critical-collaborative Research- formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santos, Brena Neilyse Correia Dos. Formação Docente e Educação Musical Ativa: uma pesquisa-formação no Curso de Licenciatura em Música da UECE. 2021. 184 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1