Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE

Autor(es):
Silva, Francisco Hemerson Brito Da

Palavras Chaves:
Báculo de Petrus Ramus; Conhecimentos Geométricos; Interface Entre História e Ensino de Matemática

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Nos últimos anos, tem se intensificado a pesquisa com recursos da história da Matemática sob uma perspectiva didática, a fim de trazer contribuições para a formação de professores. Com isso, apropriamo-nos de uma ideia que busca articular a história com o ensino de Matemática por meio de ações em um determinado objeto, visando à construção do conhecimento matemático nele incorporado. Assim, ao tomar um antigo instrumento como elemento funcional dessa interface, em especial, o báculo contido no tratado Via regia ad geometriam, de Petrus Ramus (1515-1572), percebe-se que, a partir da Matemática que está presente nele, é possível elaborar atividades que promovam a reflexão sobre o processo histórico para o estudo de conceitos matemáticos. Diante disso, por meio da aplicação de atividades em uma prática extensionista, visamos a conhecer os conhecimentos geométricos advindos da reconstrução do báculo de Petrus Ramus, por meio da análise de dados recolhidos em um curso de extensão universitária para a formação inicial do licenciando em Matemática, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para isso, utilizamos uma metodologia de pesquisa aplicada com cunho qualitativo e quantitativo, desenvolvida em três ocasiões: um estudo inicial para saber as contribuições que a pesquisa com instrumentos matemáticos pode trazer à formação de professores; uma investigação da relevância dos instrumentos matemáticos nos séculos XVI e XVII para os saberes práticos, com o propósito de enfatizar os feitos da vida de Petrus Ramus e de seu báculo, inserido no documento do tratado mencionado; finalizando com a execução de um curso de extensão universitária para a exploração da construção do instrumento. Dessa última fase, com as ações que foram realizadas remotamente, tivemos a percepção de que muitos elementos geométricos, como o conceito de perpendicularidade, junto às técnicas de desenho geométrico para a composição de figuras planas e dos sólidos, emergiram da construção do instrumento e isso maturou a ideia de mobilização dos mesmos para um tratamento didático em específico, condicionando seu uso em sala de aula. Dessa forma, salientamos que o báculo de Petrus Ramus é um objeto potencialmente didático, posto que o mesmo incorpora conceitos geométricos, que podem implementar o ensino de Matemática nas instâncias da educação.

Abstract:
In recent years, research has been intensified with resources from the history of Mathematics under a didactic perspective, in order to bring contributions to the training of teachers. With this, we appropriated an idea that seeks to articulate history with the teaching of Mathematics through actions on a given object, aiming at the construction of the mathematical knowledge incorporated in it. Thus, when taking an ancient instrument as a functional element of this interface, in particular the crosier contained in the treatise Via regia ad geometry, by Petrus Ramus (1515-1572), it is clear that, based on the mathematics that is present in it, it is possible to develop activities that promote reflection on the historical process for the study of mathematical concepts. Therefore, through the application of activities in an extension practice, we aim to know the geometric knowledge arising from the reconstruction of the Petrus Ramus' baculum, through the analysis of data collected in a university extension course for the initial training of the undergraduate in Mathematics, at the State University of Ceará (UECE). For this, we used an applied research methodology with a qualitative and quantitative nature, developed on three occasions: an initial study to find out the contributions that research with mathematical instruments can bring to teacher education; an investigation of the relevance of mathematical instruments in the 16th and 17th centuries for practical knowledge, with the purpose of emphasizing the deeds of the life of Petrus Ramus and his crosier, inserted in the document of the mentioned treaty; ending with the execution of a university extension course to explore the construction of the instrument. From this last phase, with the actions that were carried out remotely, we had the perception that many geometric elements, such as the concept of perpendicularity, together with geometric design techniques for the composition of flat figures and solids, emerged from the construction of the instrument and that matured the idea of mobilizing them for a specific didactic treatment, conditioning their use in the classroom. Thus, we emphasize that Petrus Ramus' baculum is a potentially didactic object, since it incorporates geometric concepts, which can implement the teaching of Mathematics in educational instances.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Francisco Hemerson Brito Da. Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1