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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Significações sobre educação inclusiva: formação, práticas e trajetórias de professoras da rede pública municipal de Sobral/Ce

Autor(es):
Nascimento, Romaria De Menezes Do

Palavras Chaves:
Significados e Sentidos. Educação Inclusiva. Psicologia Histórico-Cultural. Professores da Educação Básica.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal compreender as significações produzidas por professores da sala comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Sobral/CE sobre a educação inclusiva. O problema central da investigação está assim formulado: Quais são os sentidos produzidos pelo professor de sala comum e pelo professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre a educação inclusiva no município de Sobral/CE? Ancorada numa perspectiva qualitativa, a pesquisa assume como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (1997, 1998) que concebe os sentidos como a soma de todos os eventos psicológicos que a palavra desperta em nossa consciência, carregados por motivações e afetos, sendo necessário a compreensão não só da fala, mas também do pensamento do sujeito. Participam do estudo seis professoras que atuam na rede pública municipal de Sobral/CE, sendo que três delas exercem a docência em sala comum e três no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como instrumento de produção de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada com a complementação de frases e o círculo narrativo de histórias de vida baseado em Falcão (2016) com a fotolinguagem. Para a análise dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva - ATD - com base em Moraes e Galiazzi (2006). Valendo-se dessa metodologia de análise, os dados foram demarcados em quatro categorias, a saber: 1) Constituindo-se docente: do processo de escolha ao sentido de ser professor; 2) Significações das professoras sobre a educação inclusiva; 3) Sentidos das professoras sobre a formação docente para a educação inclusiva e 4) Isolamento social e a educação inclusiva em tempos de pandemia: sentidos e dizeres das professoras. As narrativas das docentes expressaram que os seus sentidos sobre a educação inclusiva centram-se sobre o que é preciso melhorar e sobre o que ainda não acontece. Esse sentido é mediado pelo descompasso entre o que é proposto pelas normativas, mas não é efetivado na prática. As professoras ressaltam a importância e a necessidade da formação de professores para a educação inclusiva como aspecto essencial para promoção da inclusão na escola, no entanto, pouco têm a dizer sobre as contribuições das ações formativas das quais participaram. Faz-se necessário que a formação voltada para a educação inclusiva não seja apartada da formação geral, atingindo, desse modo, a todos os professores. Além disso, é preciso trabalhar conhecimentos técnicos, mas também a dimensão subjetiva do professor, o seu sentir e o seu fazer. Por fim, a pesquisa também apontou que o contexto pandêmico tem fragilizado a inclusão, ampliando problemáticas que já se sobrepunham no modelo presencial e que são agravadas pela falta de acesso à internet, de aparelhos e pela dificuldade de articulação entre as docentes. O estudo reafirma a necessidade de conhecer os contextos objetivos das professoras para entendermos a subjetividade de cada uma e suas falas que expressam uma história singular, mas também a história de outros sujeitos. Reitera-se a necessidade de mudança das condições objetivas que dificultam a efetivação da educação inclusiva, tornando possível a produção de novos sentidos sobre a inclusão e sobre as diferenças, favorecendo, assim, a construção de uma escola inclusiva, processo complexo que deve acontecer numa perspectiva coletiva e colaborativa. Palavras-chave: Significados e Sentidos. Educação Inclusiva. Psicologia Histórico-Cultural. Professores da Educação Básica.

Abstract:
The main objective of this study is to understand the meanings produced by teachers of the common room and Specialized Educational Attendance (SEA) of the municipality of Sobral/CE on Inclusive Education. The central problem of research is thus formulated: What are the meanings produced by the common room teacher and by the teacher of Specialized Educational Attendance (SEA) on inclusive education in the municipality of Sobral/CE? Anchored in a qualitative perspective, the research assumes as theoretical-methodological reference the Historical-Cultural Psychology of Vigotski (1997; 1998) that conceives the senses as the sum of all the psychological events that the word awakens in our consciousness, carried by motivations and affections, understanding not only of speech, but also of the subject’s thought, is necessary. Six teachers working in the municipal public network of Sobral/CE participate in the study, three of whom work in the common room and three in the Specialized Educational Attendance (SEA). As an instrument of data production, we used the semi-structured interview with the complementation of sentences and the narrative circle of life stories based on Falcão (2016), with photolanguage. For data analysis, Discursive Textual Analysis - TDA - based on Moraes e Galiazzi (2006). Using this analysis methodology, the data were demarcated into four categories, including: 1) Becoming a teacher: from the process of choosing to the sense of being a teacher; 2) Teachers' meanings about inclusive education; 3) Teachers' senses about teacher training for inclusive education and 4) Social isolation and inclusive education in times of pandemic: meanings and sayings of teachers. The teachers' narratives expressed that their senses about inclusive education focus on what needs to be improved and what still needs to be about what still doesn't happen, this sense is mediated by the misstep between what is proposed by the regulations, but is not effective in practice. The teachers emphasize the importance and need for teacher training for inclusive education as an essential aspect for promoting inclusion in school, however, they have little to say about the contributions of the training activities in which they participate. It is necessary that the training focused on inclusive education is not separated from the general training, reaching, in this way, all teachers. In addition, it is necessary to work on technical knowledge, but also on the subjective dimension of the teacher, your feelings and your actions. Finally, the research also pointed out that the pandemic context has weakened inclusion, amplifying problems that already overlapped in the face-to-face model and that are aggravated by the lack of access to the internet, devices, and the difficulty of articulation among teachers. The study reaffirms the need to know the objective contexts of the teachers in to understand the subjectivity of each and their speeches that express a singular history, but also the history of other subjects. The need to change objective conditions that hinder the implementation of inclusive education is reiterate, making it possible to produce new meanings about inclusion and differences, thus favoring the construction of an inclusive school, a complex process that must take place in a collective and collaborative perspective. Keywords: Meanings and Senses. Inclusive Education. Historical-Cultural Psychology. Basic Education Teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nascimento, Romaria De Menezes Do. Significações sobre educação inclusiva: formação, práticas e trajetórias de professoras da rede pública municipal de Sobral/Ce. 2021. 228 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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