Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e validação de um curso de treinamento em vídeo fundamentado no letramento em saúde (LISA Cuidando) para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer)

Autor(es):
Guedes, Maria Ricarte

Palavras Chaves:
Doença de Alzheimer; Letramento em Saúde; Vídeos educativos em Saúde; Cuidadores

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo desenvolveu e validou vídeos educativos fundamentado no Letramento em Saúde (LS) para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer (DA). O estudo foi dividido em dois segmentos. O primeiro, uma revisão integrativa, foi desenvolvido com o objetivo de subsidiar o conteúdo do curso pretendido. A pergunta norteadora foi: quais são as experiências e dificuldades relatadas por cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer em relação ao cuidado dietético? Foram buscados estudos publicados em português, inglês ou espanhol nos últimos 10 anos, nas bases PubMed, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, SciELO e LILACS. Após a análise foram incluídas 8 publicações. No segundo segmento foi construído e validado um curso em vídeo fundamentado no LS para cuidadores de idosos com DA. Trata-se de estudo metodológico, abrigado na marca LISA (Letramento e Inovação em Saúde), sub-grupo LISA Cuidando. As etapas para construção dos vídeos foram pré-produção, produção e pós-produção. O storyboard está inserido na fase de pré-produção de vídeo, e representa cenas dos roteiros acompanhadas com respectivas imagens. A pré-produção foi totalmente apoiada nos fundamentos do LS. Os storyboards foram submetidos à validação por sete juízes especialistas, que utilizaram o Instrumento Índice de validação de conteúdo educativo em saúde. Após esta validação, foram produzidos os vídeos. Os storyboards e os vídeos foram desenvolvidos através de aplicativos para telefone celular, gratuitos e disponíveis nos sistemas operacionais Android e iOS. Os vídeos foram validados por 9 cuidadores de idosos com DA, através de um instrumento que avaliava interatividade; objetivos; relevância e eficácia; e clareza. Quanto à revisão integrativa, observou-se lacuna na abordagem dos problemas vivenciadas por cuidadores de pacientes com DA em relação ao cuidado dietético. Destacam-se dificuldades para lidar com a redução do apetite, disfagia, incapacidade de lembrar que realizou as refeições, recusa e repulsa alimentar. Citado, ainda, o estresse do cuidador. Foram desenvolvidos 6 storyboards (S) para o curso de treinamento em vídeo: S1: Alimentação saudável (30 cenas); S2: Consistência da alimentação (57cenas); S3 e S4: Disfagia (65 cenas); S5: Prisão de Ventre (48 cenas); e S6: Diarreia (66 cenas). O índice de validação de conteúdo (IVC) dos 6 storyboards foi 0,99 para objetivos, 0,99 para estrutura/apresentação e 1,00 para relevância. O IVC global foi 0,99. Não foram sugeridas exclusões de cenas dos storyboards, mas sugestões dos juízes foram acatadas para melhoria da compreensão. Na validação pelo público-alvo, o percentual que considerou os vídeos 1 a 6 adequados foi de, respectivamente, 95,84%, 96,53%, 99,30%, 99,30%, 99,30% e 100,00%. Nenhum vídeo foi considerado inadequado e não houve sugestão de mudança, logo a versão apresentada ao público-alvo foi considerada a definitiva (pós-produção). Conclui-se, a partir dos dois segmentos do estudo, que este tema merece preocupação dos profissionais de saúde, identificando dificuldades mais frequentes e ensinando os cuidadores a contorná-las. Neste sentido, o curso em vídeo para cuidadores de idosos com DA foi aprovado por juízes especialistas e público-alvo, podendo ser utilizado por serviços que atendem este tipo de público.

Abstract:
This study developed and validated educational videos based on Health Literacy (HL) for caregivers of elderly people with Alzheimer's disease (AD). The paper was divided in two segments: first, an integrative review, the review that was carried out to support the course content. The review’s guiding question was: which are the experiences and hardships faced by caregivers of people with AD with regard to dietary care? Papers written in Portuguese, English and Spanish published in the last ten years were searched in the PubMed, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, SciELO and LILACS databases. After analysis, 8 papers were included in this study. In the second segment, a video course based on HL for caregivers of people with AD was built and validated. This is a methodological study, represented by the construction and validation of these videos based on health literacy (LISA Caring) for caregivers of elderly people with AD. The steps to build the videos were as follows: Pre-production, Production and post-production. The storyboard is inserted in the video pre-production stage, and represents the scenes of the scripts, which for its elaboration follows the assumptions of health literacy. The storyboards were submitted to content validation by seven expert judges, who received the Assessment Instrument (Health Education Content Validation Index). Once the validation of the storyboards took place, the video production stage was carried out. Storyboards and videos were developed with free smartphone apps available in Android and iOS systems. The videos were evaluated by 9 caregivers of elderly people with AD treated at the Geriatrics Clinic, through an instrument that considered interactivity; goals; relevance and efficacy; and clarity. Regarding the integrative review, it showed a lack of approaches to the hardships lived by caregivers of people with AD in relation to dietary care. Difficulties in dealing with appetite reduction, dysphagia, inability to remember eating, food refusal and disgust were highlighted, and stress of the caregivers too. 6 storyboards (S) were developed for the video course: S1, healthy eating (30 scenes); S2, eating consistency (57 scenes); S3 and S4, dysphagia (65 scenes); S5, constipation (48 scenes); and S6, diarrhea (66 scenes). Content Validation Index (CVI) of the 6 storyboards was 0,99 for goals, 0,99 for structure/presentation and 1,00 for relevance, Global CVI was 0,99. No exclusion of the scenes was suggested, but other suggestions from the judges for improvement were accepted, for better content comprehension. In the validation by the target audience, the percentage that considered videos from 1 to 6 was considered was, respectively, 95,84%, 96,53%, 99,30%, 99,30%, 99,30% e 100,00%. None of the videos was considered inadequate and there were no suggestions to modify the content, therefore, the version showed to target audience was regarded as the final version (post-production). It is possible to conclude, when appreciating the two segments of the study, that this matter deserves attention from health professionals, as to identify the more frequent hardships faced by the caregivers and to teach them how to overcome those problems. In this sense, the video course for caregivers of people with AD was approved by the expert judges and target audience, enabling it for usage in health services that provide care for that segment.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Guedes, Maria Ricarte. Construção e validação de um curso de treinamento em vídeo fundamentado no letramento em saúde (LISA Cuidando) para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer). 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1