Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O arquiteto na docência universitária: dialogo sobre a formação de professores

Autor(es):
Vieira, Livia Cavalcante

Palavras Chaves:
Formação. Docência Universitária. Docente arquiteto.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A inserção de profissionais arquitetos bacharéis na área de ensino e as novas demandas de qualificação profissional requerem análises acerca da formação docente no campo pedagógico. Neste estudo, teve-se como objetivo compreender a epistemologia subjacente a formação do professor do curso de Arquitetura no contexto da universidade cearense, mediante o objeto de estudo: da arquitetura a pedagogia universitária. Para responder à questão de pesquisa: Até que ponto os professores do curso de arquitetura assumem a docência como profissão? A investigação trabalhou no âmbito teórico, as categorias formação; campo profissional, de arquiteto a professor e trabalho docente. A base epistemológica conta prioritariamente com as ideias das autoras Almeida (2012), Anastasiou (2003), Pimenta (1995/2004/2012), Pimenta e Anastasiou (2002), Almeida e Pimenta (2011), Cunha (1995/2006), Lima (2004), Cavalcante (2012), Freire (1998/2001), Franco (2010) Masetto (1998/2010), Nóvoa (1992), Tardif (2002/2009), Zabalza (2004), entre outros, buscando compreender como os professores constituem sua profissão e estabelecem suas trajetórias na docência. Destacamos as contribuições de Cavalcante (2014), Pimenta e Almeida (2009) buscando, analisar as relações existentes da formação dos professores do curso de arquitetura; identificar a organização do campo profissional do arquiteto; explicitar o percurso desenvolvido pelo arquiteto que quer ser professor; refletir acerca das tramas e articulações que estabelecem em seu trabalho docente. Valendo-se da metodologia qualitativa de caráter descritivo, esse trabalho assumiu o estudo de caso do tipo único como método de pesquisa, no qual foram utilizados para a coleta de dados: e-mail e questionários semiestruturado virtual e estudo bibliográfico na área. O grupo pesquisado é composto por professores bacharéis que são arquitetos, os quais mantêm vínculos de permanência como docentes em universidades de Fortaleza, os quais totalizaram quatro docentes. Para a interpretação dos dados coletados, foi utilizada a técnica denominada de análise de conteúdo temática (MINAYO, 2004). Os resultados revelaram a partir das expressões dos sujeitos que os professores arquitetos em sua maioria iniciam a docência após a formação inicial caracterizado pela atitude de cunho pessoal e interesse em disciplinas específicas. A possibilidade de uma arquitetura do trabalho docente na educação superior situada entre o tema e as parcerias com outros estudos; o diálogo interdisciplinar entre o campo de estudos da arquitetura e a pedagogia universitária; a formação do professor pesquisador aberto ao diálogo com os demais campos de conhecimento, as posturas interdisciplinares e transdisciplinares, as inovações tecnológicas e o estudo sobre as trajetórias de vida e formação como componentes didático-pedagógicos para os processos de ensinar e aprender novos caminhos para a formação de professores pesquisadores na Universidade; a junção dos conhecimentos necessários para maior unidade entre teoria e prática e aprendizagem da vivencia de um processo de construção de sua prática docente em sua totalidade; as dificuldades do mercado de trabalho tendo em vista a busca pela docência pelos arquitetos; enfim a prática pedagógica desenvolvida pelos professores bacharéis no campo da arquitetura apresentaram possibilidades e limites diante do esforço constante por esses profissionais. Conclui-se que oportunidades de formação desses docentes precisam considerar a incorporação de ações institucionais, valorizando a experiência e os espaços onde se engendram as práticas, oferecendo possibilidades de partilha, encontros de colaboração, socialização das vivências de sala de aula, acompanhamento e assessoria com profissionais especializados, programas de investimentos e de valorização das práticas de ensino. Palavras-chave: Formação. Docência Universitária. Docente arquiteto.

Abstract:
The bachelor architect professional insertion in the education área and the qualification demands requires revews about teacher training in the pedagogical field. This research, has as objective the understanding of architecture teacher training epistemology in the University of Ceará, upon the ressearch object: From architecture to university pedagogy. In order to answer the resseach question: How do the architecture professor assumes the education as a profession? The research worked, in the theoretical scope, training category; professional field, from architect to professor and the teaching work. The epistemological basis counts moustly with the ideasos the authors Almeida (2012), Anastasiou (2003), Pimenta (1995/2004/2012), Pimenta e Anastasiou (2002), Almeida e Pimenta (2011), Cunha (1995/2006), Lima (2004), Cavalcante (2012), Freire (1998/2001), Franco (2010) Masetto (1998/2010), Nóvoa (1992), Tardif (2002/2009), Zabalza (2004), among others, searching of the understanding of how the professors constitute their profesion and make their teaching trajectory. We highlight the contribuitions of Cavalcante (2014), Pimenta e Almeida (2009) in order to analyse the existing relations of archteture teacher training, identify the organization of the archtect professional fied; to bring up the trajectory of an achitect who wants to be a professor; to make a reflection about the web and network that they should set in their educational work. Using the qualitative methodology of descriptive feature, this work assumed the case study of single type as the ressearch method, on whitch were used for data collect: e-mail and virtual semi-structured questionnaires in addiction to bibliographic study. The researched group was made of four teachers graduated in architecture, whitch have permanence bond as teachers with Universities of Fortaleza. For the rendering of coleted data, the used technique was the thematic content analysis (MINAYO, 2004). The results revealed, from expressions of the subject, that most of the architect prefessors strats the teaching activity after graduation by personal choice and interest in specific subjetcts. The chance of an architecture of teaching work in college education placed between the theme and partnership with another studies; the interdisciplinary dialogue among the architecture field of studies and the university pedagogy; the education of researcher teacher opened to dialogue with other fields of knowledge,the interdisciplinar and transdisciplinary attitude, the technological innovations and the studies about life trajectory and training as didactic pedagogic elements for the teaching process and learninig new ways for researcher teacher training at University; the junction of knowledge in order to put together theory and practice and the learning from the experience of building processo of their teaching practice in its entirety; the labor market difficulties owing to the search for teaching by architects; in the end, the pedagogical practice developed by graduated teachers in the architecture field presented possibilities and barriers in the face of constant effort made by those professionals. It follows that the professors qualification needs to consider the incorporation of institutional actions, valuing the experience and the spaces where practices are engendered, supporting sharing possibilities, collaboration meetings, socialization of classroom experiences, monitoring and advice by specialized professionals, investment programs and valuation of teaching practices. Keywords: Qualification. University teaching. Teacher architect.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vieira, Livia Cavalcante. O arquiteto na docência universitária: dialogo sobre a formação de professores. 2021. 67 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1