Minha caminhada acadêmica: trajetórias, aprendizados e superações
Autor(es):
Costa, Ana Claudia Ferreira Da
Palavras Chaves:
Processo formativo; Reflexões docentes; Identidade
Ano de Publicação:
2021
Resumo:
O presente Memorial Formativo traz em seu corpo as considerações da minha trajetória como estudante do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), e este trabalho retrata de forma reflexiva minha caminhada acadêmica, sonhos, dificuldades e superações. Escrevê-lo foi um momento de muitas reflexões, objetivando descrever recordações e experiências vividas ao longo da minha vida estudantil até os dias atuais. A escrita do memorial, para mim; foi um momento ímpar, pois as memórias, os acontecimentos, os saberes construídos foram imensuráveis para minha formação pessoal e profissional. O método de escrita deste trabalho foi o autobiográfico, para registrar de forma qualitativa o processo de desenvolvimento, tendo a memória como o recurso principal. Com esse propósito, estabeleço as bases deste trabalho em reflexões que se encontram diretamente ligadas às práticas educacionais do Licenciando em Pedagogia trazendo essa reflexão de forma dialogada com autores, tais como: Almeida e Pimenta (2014); Bianchi et al (2005); Libâneo (2004); Luck (2006); Marcelo (2009); Veiga (2001); Tardif (2002) dentre outros. Além disso, são ressaltadas as dificuldades com o processo de escrita do trabalho, tais como o uso das tecnologias e em se adaptar às normas, mas a vontade de concluí-lo me auxiliou a vencer os medos da escrita, e este é um importante acontecimento da realização do meu sonho de uma formação acadêmica. Senti a necessidade de respirar outros ares, uma vez que minha profissão está diretamente ligada ao chão de uma fábrica de calçados, e a pedagogia me fez vislumbrar outros horizontes. Espelha ainda como os saberes construídos ao longo do caminho percorrido foram importantes e como fortaleceram o meu aprendizado, reflete como eu evoluí a partir das disciplinas cursadas, com a construção do conhecimento, as leituras, e os autores, bem como a prática educativa a partir dos estágios realizados.
Palavras-chave: Processo formativo. Reflexões docentes. Identidade.
Abstract:
This Formation Memorial brings the considerations of my trajectory as a Pedagogy student at the State University of Ceará (Portuguese: Universidade Estadual do Ceará, UECE) and Open University of Brazil (Portuguese: Universidade Aberta do Brasil, UAB), and this work reflectivelyportrays my academic journey, dreams, difficulties and overcomings, writing it was a moment of manyreflections, with the aim of describing memories and experiences lived to the throughout my student life to the present day. The writing of the Formation Memorial was for me a uniquemoment, the memories, the events, the constructed knowledge were immeasurable for my personal and professional formation. The writingmethod used in this work was the autobiographical one to register the development process in a qualitative way, with memory as the main resource. With this purpose, I establish the bases of this work in reflections that are directlylinked to the educational practices of the Undergraduate in Pedagogy, bringing this reflection with the support of research by authorssuch as: Almeida e Pimenta (2014); Bianchi et al (2005); Libâneo (2004); Luck (2006); Marcelo (2009); Veiga (2001); Tardif (2002) among others. In addition, I emphasize the difficulties with the writing process of the work, such as the use of technologies and in adapting to the standards, but the desire to complete it helped me to overcome the fears of writing, and this is an important event in realization of my dream of an academic education. I chose this undergraduate course because I felt the need to breathe new air, since my profession is directlylinked to the floor of a shoefactory, and pedagogy made me glimpse other horizons. It also reflects how the knowledge builtalong the path was important and how it strengthened my learning, how I transformedmyself from the subjects taken with the construction of knowledge, readings, and authors, as well as the educational practice that takes place from the internshipsperformed.
Keywords: Formative process. Teaching Reflections. Identity
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Costa, Ana Claudia Ferreira Da. Minha caminhada acadêmica: trajetórias, aprendizados e superações. 2021. 35 f. Universidade Estadual do Ceará, Quixeramobim, 2021. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1