Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A função social da arte e a educação dos sentidos como elemento de formação humana

Autor(es):
Oliveira, Juscilene Silva De

Palavras Chaves:
Arte; Educação dos Sentidos; Formação Humana; Formação Docente.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta dissertação buscou desvelar a relação entre educação e função social da arte, averiguando as limitações humanizadoras e sociais da utilização da educação dos sentidos na escola. O desenvolvimento metodológico se compôs das seguintes partes: inicialmente, uma pesquisa bibliográfica da obra do filósofo húngaro György Lukács que trata da função da arte para elencar características e categorias que esboçassem uma compreensão revolucionária desses dois objetos humanos; o aprofundamento acerca da educação dos sentidos, tendo como base de pressuposto teórico Marx e o seu desenvolvimento sobre a humanização dos sentidos a fim de eleger categorias que possibilitassem o desenvolvimento desse texto, ademais, utilizou-se de estudos de outros autores em se tratando do ensino da arte e, em específico, da atuação do professor frente a educação capitalista, elencou-se Saviani e sua Pedagogia Histórico-crítica. Em um terceiro momento, realizou-se um estudo dos documentos regentes do ensino da Arte e da formação dos professores para o ensino desta. Os documentos analisados foram a Base Nacional Comum Curricular especificamente o material acerca do ensino da Arte na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases e, por fim, a Proposta Curricular Para a Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza, especificamente sobre a Arte na Educação Infantil. A escolha dos documentos se justifica porque, dentre todos os documentos existentes escolheu-se aqueles que melhor direcionam uma seção ou um capítulo específico para a Arte e seu ensino. O método dialético de Marx permitiu compreender que as diretrizes abordadas nos documentos regentes apontam para uma concepção de ensino da Arte que se converge aos interesses da classe burguesa. O intento aponta para a necessidade imediata de organização da grande massa trabalhadora a fim de conquistar uma escola pública, um ensino de arte e uma educação dos sentidos e literatura que coadunem com os interesses dos trabalhadores.

Abstract:
This dissertation sought to reveal the relationship between education and the social function of art, investigating the humanizing and social limitations of the use of the education of the senses at school. The methodological development consisted of the following parts. initially, a bibliographic search of the work of the Hungarian philosopher György Lukács that deals with the question of art and literature to list characteristics and categories that would outline a revolutionary understanding of these two human objects. And the deepening about the education of the senses, based on Marx's theoretical assumption and its development on the humanization of the senses in order to choose categories that would give the possibility of the development of this text, in addition, it used theories and construction of others When it comes to teaching art and specifically the role of the teacher in the face of capitalist education, Saviani and his Historical-Critical Pedagogy were listed. In a third moment, a study was carried out of the governing documents of the teaching of Art and of the training of teachers for its teaching. The documents analyzed were from the Common National Base Curriculum specifically the material about the teaching of Art in early childhood education, the Curricular Guidelines National Programs for Early Childhood Education, the National Curriculum Parameters, the Law of Guidelines and Bases and finally the Curriculum Proposal for Early Childhood Education in the Municipality of Fortaleza, specifically on Art in Early Childhood Education. The choice of documents is justified because, among all those existing, they are the ones that best direct a specific section or chapter for Art and its teaching. The method of Historical Materialism, allowed us to understand that the guidelines addressed in the governing documents point to a conception of teaching Art that converge to the interests of the bourgeois class. The intent points to the immediate need to organize the large working mass in order to conquer a public school, an art education and an education of the senses and literature that are in line with the interests of workers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Juscilene Silva De. A função social da arte e a educação dos sentidos como elemento de formação humana. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1