Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Analítica da aprendizagem e formação de professores a distância: um olhar para a ética em pesquisa na área de educação

Autor(es):
Almeida, Andrea Chagas Alves De

Palavras Chaves:
Ética em Pesquisa; Analítica da aprendizagem; Formação de Professores; Educação a Distância; Pesquisa em Educação

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A formação de professores na modalidade de educação a distância (EAD) tem crescido, assim como o uso da analítica da aprendizagem (learning analytics - LA) na educação. A ética na pesquisa sobre esses temas, portanto, precisa ser estudada e discutida. Esta investigação procurou responder ao seguinte problema: como a ética em pesquisa é tratada em publicações, resultantes de investigações empíricas, que relacionam a analítica da aprendizagem e com a formação de professores na modalidade de educação a distância? Para isto, foi definido, como objetivo geral, analisar os aspectos éticos em publicações, resultantes de investigações empíricas, que relacionam analítica da aprendizagem e formação de professores na modalidade de educação a distância, de 2011 a 2020. Para isto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar as publicações, resultantes de pesquisas empíricas as quais relacionam a analítica da aprendizagem com a formação de professores na modalidade de educação a distância, no período de 2011 a 2020; compreender os procedimentos éticos utilizados nessas pesquisas à luz das orientações éticas abordadas na literatura científica e no âmbito normativo; e investigar a adequação desses procedimentos éticos com base na pesquisa em analítica da aprendizagem e educação. Utilizou-se o método de pesquisa da revisão sistemática da literatura (RSL), embasado em um paradigma interpretativo e uma abordagem mista. Obtiveram-se seis publicações das bases de resumos consultadas e do Portal de Periódicos da/ CAPES, oriundas de países diferentes, sendo dois do Brasil e as outras quatro da Austrália, Espanha, Estados Unidos e Ruanda. Metade delas explicitava os procedimentos éticos, e a outra metade não apresentou nenhuma descrição direta acerca dessa temática. Não se pode dizer, contudo, que os autores não tiveram uma conduta ética, apenas não descreveram esse procedimento vinculado a nenhuma norma ou código de conduta. Foi possível verificar, ademais, que os seis estudos selecionados atenderam, parcialmente, ao que traz a literatura científica sobre ética em pesquisa em analítica da aprendizagem e educação.

Abstract:
The training of teachers in distance education and the use of learning analytics (LA) in education has grown. Research ethics on these topics needs to be studied and discussed. Therefore, this investigation asks: how is research ethics dealt with in publications, resulting from empirical investigations, which relate the analytics of learning and teacher training in the distance education modality? For this, we have as a general objective, to analyze the ethical aspects in publications, resulting from empirical investigations, which relate analytics of learning and teacher training in the distance education modality, from 2011 to 2020. The specific objectives were: to identify publications, resulting from empirical research, that relate analytics of learning and teacher training in the distance education modality, from 2011 to 2020; understand the ethical procedures used in this research in the light of the ethical guidelines addressed in the scientific literature and in the normative scope; and to investigate the adequacy of these ethical procedures based on research in learning and education analytics. The systematic literature review (RSL) research method was used, based on an interpretive paradigm and a mixed approach. Six publications were obtained from the bases of consulted abstracts and from the CAPES Journal Portal, from different countries, two from Brazil and the other four from Australia, Spain, the United States and Rwanda. Half of them explained the ethical procedures, and half didn’t present any direct description about this theme. It cannot be said, however, that the authors did not have an ethical conduct, they just did not describe this procedure linked to any norm or code of conduct. It was also possible to verify that the six selected studies partially complied with what the scientific literature on ethics in research in learning and education analytics brings.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Almeida, Andrea Chagas Alves De. Analítica da aprendizagem e formação de professores a distância: um olhar para a ética em pesquisa na área de educação. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1