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Repositório Institucional - UECE
Título:
Estágio supervisionado na formação inicial de docentes: reflexões sobre a inserção de alunos estrangeiros no curso de Letras da UNILAB

Autor(es):
Silva, Joao Pereira Da

Palavras Chaves:
Estagio Curricilar Supervisonado; Formação Docente; Estagiários Estrangeiros; Prática Docente

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Nas últimas décadas, o Estágio Curricular Supervisionado tem se caracterizado como um espaço do conhecimento destinado ao professor em início de formação e prática de ensino, com o intuito de consolidar a constituição profissional do futuro docente. Neste estudo, buscou-se investigar as contribuições e os desafios do Estágio Curricular Supervisionado, no curso de licenciatura em Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, para a formação inicial de docentes estrangeiros (Angolanos e Guineenses). Os estagiários que fizeram parte da pesquisa são alunos africanos, cuja origem é o território que integra a Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP. Os aportes teóricos que serviram de base para a sustentação do objeto desta dissertação foram Pimenta e Lima (2017), Lima e Aroeira (2011), Barreiro e Gebran (2015), Moraes (2016), Lima (2012), Nóvoa e Ghedin (2017), Oliveira e Almeida (2015), Minayo (1994), Silva (2005), Gatti (2007), Lacerda (2018), dentre outros. Para o aparato legal acerca do estágio utilizamos os Pareceres nº 744/1197, nº 518/1998, nº 030/2002, nº 035/203, nº 034/2004, nº 416/2012, dentre outros; assim como as Leis nº 5.692/71, nº 11.788/08, nº 9394/96, dentre outras, e as Resoluções nº 01/2004, nº 02/2005, dentre outras. Esta pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, utilizou o método interpretativista e teve como sujeitos participantes 06 (seis) alunos estrangeiros do curso de Letras da UNILAB, que cursavam do 4º ao 9º semestres de graduação em Língua Portuguesa. A metodologia para coleta e análise dos dados foi implementada por meio de um questionário, conforme Apêndice B, o qual serviu como roteiro de entrevista e foi aplicado de forma remota por meio do meet, a fim de seguir as normas de segurança orientadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS durante a pandemia da Covid-19. Os resultados indicam que, mesmo diante de diversos desafios encontrados - como diferenças culturais e linguísticas, insegurança ao assumir uma sala de aula no princípio de uma formação, capacidade de administrar o tempo da aula e manter o controle sobre a turma -, percebeu-se que as contribuições foram de grande valia para o futuro docente e que o estágio deve ser munido pela pesquisa, incorporado à tríade ensino-pesquisa-extensão, exercitado no espaço acadêmico, e agir como um agente transformador, permitindo ao estagiário o contato direto com o campo de atuação profissional, propiciando, assim, a oportunidade de ver, na prática, a teoria que foi assimilada na universidade.

Abstract:
In the last decades, the Supervised Curricular Internship has been characterized as a knowledge space destined to the teacher in the beginning of his/her formation and teaching practice, with the purpose of consolidating the professional constitution of the future teacher. This study sought out to investigate the contributions and challenges of the Supervised Curricular Internship in the undergraduate course in Languages at the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, for the initial training of foreign teachers (Angolans and Guineans). The trainees who took part in this research are African students, whose origin is in the territory that makes up the Community of Portuguese Language Countries - CPLP. The theoretical contributions that served as a basis for supporting the object of this dissertation were Pimenta and Lima (2017), Lima and Aroeira (2011), Barreiro and Gebran (2015), Moraes (2016), Lima (2012), Nóvoa and Ghedin (2017), Oliveira and Almeida (2015), Minayo (1994), Silva (2005), Gatti (2007), Lacerda (2018), among others. For the legal apparatus about the internship, we used the Directives 744/1197, 518/1998, 030/2002, 035/203, 034/2004, 416/2012, among others; as well as Laws 5.692/71, 11.788/08, 9394/96, among others, and Resolutions 01/2004, 02/2005, among others. This research was based on a qualitative approach, used the interpretativist method and had as participant subjects 06 (six) foreign students of the Language course of UNILAB, who were attending from the 4th to the 9th semesters of graduation in Portuguese Language. The methodology for data collection and analysis was implemented by means of a questionnaire, according to Appendix B, which served as an interview script and was applied remotely via meet, in order to follow the safety standards set by the World Health Organization - WHO during the Covid-19 pandemic. The results indicate that, even in the face of several challenges encountered - such as cultural and linguistic differences, insecurity when taking on a classroom at the beginning of a training course, the ability to manage class time and keep control over the class -, it was perceived that the contributions were of great value to the future teacher and that the internship should be supported by research, incorporated into the triad teaching-research-extension, exercised in the academic space, and act as a transforming agent, allowing the trainee direct contact with the professional field, thus providing the opportunity to see, in practice, the theory assimilated at the university.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Joao Pereira Da. Estágio supervisionado na formação inicial de docentes: reflexões sobre a inserção de alunos estrangeiros no curso de Letras da UNILAB. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2021. Disponível em: Acesso em: 19 de junho de 2024

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