Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A sobrevivência de escolas públicas do centro de Fortaleza em cenário de transformações urbanas

Autor(es):
Sousa, Maria Eliane Maia

Palavras Chaves:
.Ensino Médio. 2.Território. 3.Transformações urbanas.4. Atratividade da escola. 5.Política educacional

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo compreender as influências das transformações urbanas na sobrevivência de quatro escolas públicas de ensino médio da rede estadual, localizadas no Centro de Fortaleza. Se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, consistindo num estudo de casos múltiplos, com coleta de documentos e informações relativas aos anos de 2007 a 2018, e realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de 48 sujeitos. Foram entrevistados quatro diretores, quinze professores, vinte e um estudantes, sete pais e um técnico da Secretaria de Educação do estado. A pesquisa teve como referencial teórico os estudos de Érnica e Batista (2012), Koslinski e Alves (2012) sobre território e oportunidades educacionais; Franca (2012), Pereira(2017), Peres et al. (2018) sobre transformações urbanas; Paula (2015), Coura (2016), Van Zanten (2005); Vieira e Vidal (2016), Krawczyk (2014) sobre territórios educativos e atratividade da escola. A hipótese inicial, que a sobrevivência dos equipamentos escolares está intimamente associada às transformações urbanas e independe da qualidade da infraestrutura e da educação oferecida, foi confirmada em parte. Constatou-se que não somente as mudanças no contexto urbano exercem influência sobre as escolas do centro, mas também se verificou que estas apresentam atratividade sobre as famílias e estudantes, decorrentes de quatro fatores: tradição, acessibilidade, qualidade e proteção contra a violência. A descoberta dos fatores de atratividade das escolas do centro permitiu compreender como, ao longo de uma trajetória centenária, essas escolas procuraram adequar-se e reinventar-se para ocupar o seu espaço diante de um cenário de profundas transformações urbanas, econômicas e políticas.

Abstract:
This research aimed to understand the influences of urban transformations on the survival of four public high schools in the state network, located in the Center of Fortaleza. It is characterized as a qualitative research, consisting of a study of multiple cases, with collection of documents and information relating to the years 2007 to 2018, and semi-structured interviews with a sample of 48 subjects. Four directors, fifteen teachers, twenty-one students, seven parents and a technician from the State Department of Education were interviewed. The research had as theoretical reference the studies of Érnica and Batista (2012), Koslinski and Alves (2012) on territory and educational opportunities; Franca (2012), Pereira (2017), Peres et al. (2018) on urban transformations; Paula (2015), Coura (2016), Van Zanten (2005); Vieira and Vidal (2016), Krawczyk (2014) on educational territories and school attractiveness. The initial hypothesis, that the survival of school equipment is closely associated with urban transformations and is independent of the quality of infrastructure and education offered, was partially confirmed. It was found that not only changes in the urban context influence the schools in the center, but it was also found that they are attractive to families and students, resulting from four factors: tradition, accessibility, quality and protection against violence. The discovery of the attractiveness factors of the schools in the center allowed us to understand how, over a century-old trajectory, these schools sought to adapt and reinvent themselves to occupy their space in the face of a scenario of deep urban, economic and political transformations.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Sousa, Maria Eliane Maia. A sobrevivência de escolas públicas do centro de Fortaleza em cenário de transformações urbanas. 2021. 260 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1