Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação de professores para o ensino de Lutas Brasileiras:uma pesquisa-ação com professores de Educação Física.

Autor(es):
Borges, Leandro Nascimento

Palavras Chaves:
Educação Física Escolar;Formação Continuada;Lutas

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Lutas são manifestações que possuem uma expressão histórica e cultural com relevância no contexto social. Destacando-se em território brasileiro à luz da BNCC, as modalidades genuinamente brasileiras são capoeira, huka-huka, marajoara e Jiu-Jitsu brasileiro, por seu desenvolvimento no país. O objetivo geral deste estudo foi analisar as implicações de uma formação continuada acerca do Ensino de Lutas Brasileiras na Educação Física Escolar na prática pedagógica de professores da educação básica. Esta pesquisa classifica-se de forma indireta, fundamentada em uma abordagem qualitativa, com delineamento metodológico do tipo pesquisa-ação. Para esse fim, o estudo foi desenvolvido com quatro professores de Educação Física da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza. A coleta de dados pôde ser dividida em três momentos: a) aplicação de um questionário-diagnóstico com a finalidade de se conhecer o participante e sua proximidade com as lutas, b) acompanhamento durante a formação continuada caracterizada pela ação e c) uma entrevista individual a fim de avaliar as implicações proporcionadas para a prática profissional do professor. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo conforme propõe Minayo, avaliando as categorias existentes e por meio da estatística descritiva simples. Os resultados evidenciaram um avanço no ensino das lutas na escola a partir da formação continuada e da conscientização dos docentes. Destarte, foi possível concluir que há mudanças nesse contexto e que os profissionais estão utilizando as lutas como conteúdo pedagógico em suas aulas, e com a promulgação da BNCC essa adesão vem-se tornando cada vez mais comum. Percebe-se que a formação continuada em lutas, torna-se resolutiva para a inserção das lutas na escola e, assim, proporcionar mudanças em tempos tão imprevisíveis e que refletem na prática um caminho essencial para se desconstruir paradigmas e negações.

Abstract:
Fights are manifestations that have a historical and cultural expression with relevance in the social context. Standing out in Brazilian territory in the light of the Base Nacional Comum Curricular, the genuinely Brazilian modalities are capoeira, huka-huka, marajoara and Brazilian Jiu-Jitsu, due to their development in the country. The general objective of this study was to analyze the implications of a continuing education about the Teaching of Brazilian Fights in Physical Education in the pedagogical practice of basic education teachers. This research is classified indirectly, based on a qualitative approach, with a methodological design of the action research type. For this purpose, the study was developed with four Physical Education teachers from the municipal education network in the city of Fortaleza. Data collection could be divided into three stages: a) application of a diagnostic questionnaire in order to get to know the participant and their proximity to the fights, b) follow-up during continuing education characterized by the action and c) an individual interview to in order to assess the implications provided for the professional practice of the teacher. Data were treated by content analysis as proposed by Minayo, evaluating the existing categories and using simple descriptive statistics. The results showed an advance in the teaching of fights at school based on continued education and awareness of teachers. Thus, it was possible to conclude that there are changes in this context and that professionals are using fights as pedagogical content in their classes, and with the enactment of the BNCC this adherence has become increasingly common. It is noticed that the continuing education in fights becomes resolute for the insertion of fights in school and, thus, provide changes in such unpredictable times and that reflect in practice an essential way to deconstruct paradigms and denials.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Borges, Leandro Nascimento. Formação de professores para o ensino de Lutas Brasileiras:uma pesquisa-ação com professores de Educação Física.. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1