Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação e saberes de tradição: um estudo sobre as práticas educativas realizadas por meio da mediação dos Mestres de Cultura do Ceará

Autor(es):
Santos, Jamila Hunaria Da Silva

Palavras Chaves:
Práticas Educativas. Mediação Cultural. Mestres de Cultura. Educação Patrimonial. Formação Docente.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Nesta dissertação, apresento o percurso na Educação e Saberes de Tradição: um estudo sobre as práticas educativas realizadas por meio da mediação dos Mestres de Cultura do Ceará, pesquisa que teve como objetivo compreender quais elementos que esses mestres, enquanto mediadores dos Saberes Culturais Cearenses apresentam e que podem ser entendidos como Práticas Educativas. De abordagem qualitativa o estudo foi desenvolvido com aportes nos métodos da História Oral Híbrida, de modo que foca especificidade na memória, na identidade e subjetividade, cujas temáticas são basilares para esta pesquisa, além disso, porque foi considerado não apenas o discurso da participante como principal fonte de dados, mas a construção de seu percurso narrativo junto às produções, adereços e vestimentas elaborados ou utilizados pelos mesmos. Em decorrência da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), e da medida protetiva de isolamento social, não foi possível realizar atividades com a mestra, assim a entrevista aconteceu por meio de ferramentas digitais de acordo com a disponibilidade e afinidade da entrevistada com essas vias de comunicação. No entanto foi possível explorar categorias distintas, que se complementaram ao longo das narrativas. Entendeu-se por estruturas discretas os elementos culturais que se apresentam na linguagem, roupas, costumes, dentre outras, que entrecruzam e se transformam, sem perder por completo suas essências e diferenças. Além disso, a preservação e continuidade das tradições não impede o diálogo com a modernização, pelo contrário, pode ser entendido como sendo complementar, visto que essas conexões aumentam a visibilidade e a memória das tradições populares, de modo que adquira novos adeptos e públicos, assim como enriquece as elaborações tidas como modernas.

Abstract:
En esta disertación, presento la trayectoria en la Educación y Saberes Tradicionales: un estudio acerca de las prácticas educativas realizadas por medio de la mediación de los Maestros de Cultura del Ceará, pesquisa que tuvo como objeto comprender cuales son los elementos que esos maestros, en calidad de mediadores de los Saberes Culturales Cearenses, presentan y que pueden ser entendidos como Prácticas Educativas. El estudio fue desarrollado a través de una investigación cualitativa con aportes de los métodos de la História Oral Híbrida, con enfoque específico en la memoria, en la identidad y en la subjetividad, cuyas temática son basilares para esta pesquisa. Además, se consideró no sólo el discurso de la participante como principal fuente de datos, sino la construcción de su trayectoria narrativa junto a las producciones, aderezos y vestimentas elaboradas o utilizadas por la misma. Como consecuencia de la Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) y de la medida de protección del distanciamiento social, no fue posible realizar actividades con la maestra, por eso la entrevista se hizo a través de herramientas digitales según la disponibilidad y afinidad de la entrevistada con esos medios de comunicación. Sin embargo, fue posible explorar categorías distintas, que se complementaron a lo largo de las narrativas. Se entiende por estructuras discretas los elementos culturales que se presentan en el lenguaje, prendas, costumbres, entre otros, que entrecruzan y se transforman, sin perder por completo sus esencias ni diferencias. Además, la preservación y continuidad de las tradiciones no impiden el diálogo con la modernización, al contrario, pueden entenderse como complementarias, ya que esas conexiones agregan visibilidad y memoria de las tradiciones populares, de manera que adquieran nuevos adeptos y públicos, enriqueciendo las elaboraciones consideradas modernas.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santos, Jamila Hunaria Da Silva. Educação e saberes de tradição: um estudo sobre as práticas educativas realizadas por meio da mediação dos Mestres de Cultura do Ceará. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1