Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
“Para além das competências": o cuidado em saúde emocional e a formação de professores do ensino médio.

Autor(es):
Bandeira, Suzanne Rocha

Palavras Chaves:
Saúde emocional; Formação de Professores; Ensino Médio; Psicologia Histórico-Cultural

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O atual contexto de pandemia impôs novos desafios à educação, além dos já enfrentados historicamente pela profissão docente, expondo a questão da sobrecarga de trabalho e exaustão emocional dos professores. Neste sentido, obtém-se como objetivo deste estudo compreender como o cuidado em saúde emocional pode contribuir para uma formação docente que considere a subjetividade dos professores. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório de abordagem mista, utilizando como método o materialismo histórico-dialético, realizado em uma instituição pública de Ensino Médio localizada na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Foram desenvolvidas duas etapas de campo com aplicação de questionário e realização de entrevistas, transformadas para a aplicação online devido à pandemia. Participaram do questionário dezessete professores da escola, e das entrevistas dois professores do projeto Professor Diretor de Turma e uma professora que também atua como coordenadora da escola. Os resultados evidenciam que o reconhecimento social da profissão é algo importante para os professores, uma vez que o sentido do seu trabalho associa-se à transformação do lugar e da vida dos seus aluno. Os sentimentos de medo, angústia e frustração também são constantes para os professores e, por vezes, aparecem em contradição a outros, como a satisfação com a própria profissão. Por meio dos dados produzidos, tornou-se possível identificar ainda que a qualidade do sono é um elemento que encontra-se afetado dentre a maioria dos participantes. O estudo permite, ainda, identificar a necessidade de espaços de cuidado em saúde emocional específicos para as questões dos professores e que estes não encontram tais espaços em seus percursos formativos. Por fim, espera-se contribuir para novos estudos no campo do Ensino Médio que privilegiem o desenvolvimento de estratégias formativas que acolham a história dos professores. E ainda, a criação de espaços de cuidado e desenvolvimento pessoal e profissional de modo integrado, na forma de políticas de cuidado docente.

Abstract:
The present pandemic context imposed new challenges to education beyond the ones faced by the teachers historically, exposing the matter about overtime work and teacher`s emotional exhaustion. In this sense, the goal of this study is to understand how emotional health care can contribute to teacher training that takes into account the subjectivity of teachers. In order to do so, it was made an exploratory study with a mixed approach, utilizing as a method the historical-dialectic materialism, which was done in a public High School in the city of Caucaia, in Fortaleza`s metropolitan region. The research was carried out in two stages in the field, with questionnaire application and interviews which were adapted to an online format because of the pandemic. Seventeen teachers of the school mentioned above took part in the research and from those two were Class Director Teacher (PDT) and another teacher plays the role of a school coordinator, too. The results showed that social recognition of the teaching occupation is important to the teachers since the meaning of their work is to change the educational environment and the students` lives. Such feelings as fear, anguish and frustration are constant to the teachers and sometimes they appear in contrast with others like professional satisfaction. Through the obtained data, it was also possible to identify that sleep quality is an affected element in the majority of the researched subjects. The study still showed the need of specific emotional health care environments to teachers and that they don’t find these in their teacher training. In conclusion, it is expected that this research can contribute to new field studies in Educational Psychology and its correlations to promote health at school and in the professional development of the teacher, favoring the creation of new strategies in teacher training which host teachers` histories. Furthermore the establishment of care environments along with professional and personal development in an integrated way as care policies of the teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Bandeira, Suzanne Rocha. “Para além das competências": o cuidado em saúde emocional e a formação de professores do ensino médio.. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1