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Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação de professores, letramento estatístico e o ciclo investigativo – PPDAC

Autor(es):
Farias, Gleiciane Ferreira

Palavras Chaves:
Ensino de Matemática; Letramento Estatístico; Formação de professores; Ciclo Investigativo; Metodologia Investigativa.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Aponta-se para se refletir sobre a formação do professor para o ensino de Estatística, com base no desenvolvimento de propostas didáticas que favoreçam o letramento estatístico. Diante disso, esta dissertação teve por objetivo analisar a construção de elementos do letramento estatístico, por parte de professoras participantes de processo formativo, baseado no Ciclo Investigativo – PPDAC. O processo formativo foi realizado por membros de grupos de pesquisa, de um dos quais a autora desta dissertação faz parte, em intercâmbio com uma escola pública da cidade de Fortaleza. A investigação utilizou-se como pressupostos teóricos o letramento Estatístico de Iddo Gal e o Ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch. A pesquisa foi desenvolvida em abordagem qualitativa e se constituiu como estudo de caso. Foi realizada a partir da análise documental do material produzido durante a referida formação. Participaram do estudo seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os documentos analisados foram os testes diagnósticos, respondidos pelas professoras antes do processo formativo, o diário de campo elaborado pela autora e vídeos gravados nos encontros. A análise dos testes de diagnóstico revelou que o grupo de professoras apresentou insciência em relação ao Conhecimento de Contexto e Habilidade de Letramento que é vital para o letramento estatístico. Em contrapartida, foi revelado o domínio do Conhecimento Matemático necessário para a resolução de questões que exigiam o cálculo de percentagem; de forma parcial revelou-se o seu Conhecimento Estatístico. A análise dos encontros formativos evidenciou que as docentes demonstraram indícios de desenvolvimento de elementos do componente cognitivo e do componente disposicional, integrantes do letramento estatístico. O Ciclo Investigativo – PPDAC – revelou possibilidades de crescimento das docentes em relação à elaboração de conceitos estatísticos, bem como na condição de estratégia docente para o trabalho com a estatística. Em sua vivência, as docentes puderam refletir quanto às suas crenças e concepções em relação à Estatística, apontando avanços no seu desenvolvimento do letramento estatístico. Há, entretanto, necessidade de aprofundamento no processo continuado de formação docente, em busca de aprimoramento na elaboração de conceitos e estratégias docentes.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Farias, Gleiciane Ferreira. Formação de professores, letramento estatístico e o ciclo investigativo – PPDAC. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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