Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Trabalho docente e classes sociais: a condição de classe e a práxis política dos trabalhadores da educação

Autor(es):
Saboia, Vitor Maia

Palavras Chaves:
Classes sociais; Trabalho docente; Práxis política

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta pesquisa buscou compreender como os professores estão inseridos no modo de produção capitalista a partir de sua condição de classe e de sua práxis política. Tendo como base a obra de Marx, Engels e alguns outros autores marxistas, a metodologia utilizada recorreu à análise teórica e documental, visando responder aos objetivos da pesquisa. Num primeiro momento, foi feita uma discussão sobre o conceito de classe social a partir da literatura marxiana e marxista. Em seguida, buscou-se identificar o caráter de classe dos professores da rede pública e dos professores da rede privada. Por último, foi feito um exame acerca da práxis política dos professores da rede pública e privada através de suas ações de classe e construção de instrumentos de classe. Chegou-se aos seguintes resultados: o fator determinante para a caracterização das classes sociais se encontra na relação de posse ou não posse dos meios de produção, apesar de as classes também serem atravessadas por várias outras determinações como consciência, posicionamento político, práxis, dentre outros; os professores das redes pública e privada são membros do proletariado, por não serem detentores de meios de produção, o que os impele à venda de sua força de trabalho através do trabalho assalariado, mesmo que os primeiros se caracterizem como trabalhadores improdutivos e os segundos como trabalhadores produtivos de mais-valia; os professores da rede pública e privada se lançam, constantemente, no enfrentamento às relações capitalistas através de greves, sendo que os primeiros realizam os movimentos paredistas com uma frequência maior, além de participarem ativamente da construção de instrumentos de luta de sua classe. Por fim, concluiu-se que o estudo acerca da classe social que os professores pertencem, qual seja, o proletariado, deve estar ligado à perspectiva da busca pela emancipação humana através da via revolucionária.

Abstract:
This research sought to understand how teachers are inserted in the capitalist mode of production based on their class status and political praxis. Based on the work of Marx, Engels and a few other Marxist authors, the methodology used consisted of theoretical and document analysis in order to address the research goals. At first, a discussion regarding the concept of social class based on Marxian and Marxist literature was done. Then, we sought to identify the class character of public school teachers and private school teachers. Finally, we examined the political praxis of public and private school teachers through their class actions and the construction of class instruments. We arrived at the following results: firstly, the determining factor for the characterization of social classes is found in the relation of possession or not possession of the means of production, although classes are also influenced by several other determinants such as conscience, political positioning, and praxis, among others. Secondly, public and private school teachers are members of the proletariat because they do not own the means of production, which impels them to sell their labor force through wage labor, even though teachers at public schools are characterized as unproductive workers and the ones at private schools as productive, surplus value workers. Thirdly, public and private school teachers are constantly engaged in confronting capitalist relations through labor strikes, where the former carry out strike action more frequently, and also actively participate in the construction of instruments of struggle of their class. Finally, it was concluded that the study of the social class to which teachers belong, that is, the proletariat, must be linked to the perspective of the search for human emancipation through the revolutionary route.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Saboia, Vitor Maia. Trabalho docente e classes sociais: a condição de classe e a práxis política dos trabalhadores da educação. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1