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Repositório Institucional - UECE
Título:
Autoformação, aprendizagem de professores e ensino da linguagem escrita: entrelaçamentos na pesquisa-formação

Autor(es):
Ferreira, Edith Maria Batista

Palavras Chaves:
Autoformação do professor; Aprendizagem do adulto professor; Trabalho docente; Ensino da Linguagem Escrita; Pesquisa-formação.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A formação de professores em perspectiva de autoformação se constitui objeto de estudo desta tese. Teve como problema central de pesquisa: Quais elementos fundantes da autoformação podem contribuir para a aprendizagem de professores que ensinam a linguagem escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Objetivou compreender os elementos fundantes de um processo de autoformação e suas implicações para a aprendizagem de professores que ensinam a linguagem escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa em perspectiva sócio-histórica, assentada nos pressupostos do paradigma crítico, com orientação metodológica na pesquisa-formação. Para a geração dos dados (os discursos dos sujeitos responsivos), foram realizados Encontros Dialógicos de Autoformação e a Docência Compartilhada, dispositivos de pesquisa e de formação, durante os anos de 2018 a 2019, envolvendo 06 professores, 01 gestora e 01 suporte pedagógico de uma escola pública municipal de São Luís-MA, com funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise do corpus, os discursos dos sujeitos responsivos, materializados em narrativas de formação, foi feita com base nos pressupostos da Análise Dialógica Discursiva, cujos discursos foram organizados em núcleos de significação recolhidos dos indícios que emergiram como regularidades nos enunciados dos sujeitos responsivos. Os elementos teórico-conceituais explicativos da experiência de autoformação, produzidos com base na análise dos dados advindos da pesquisa empírica, bem como da pesquisa bibliográfico-conceitual, revelaram que as relações dialógicas, a unidade teoria e prática, a reflexão crítica e a autonomia se constituem elementos fundantes desta experiência de formação em perspectiva de autoformação. O trabalho docente emergiu como atividade potencializadora da aprendizagem dos sujeitos responsivos na construção do conhecimento profissional. Evidenciou que o adulto aprende na rememoração de sua história de vida e de formação, na troca e na partilha entre os pares e os alunos, na experiência refletida. A compreensão desses elementos confirma a tese de que experienciar um processo de formação em perspectiva de autoformação, em contexto dialógico, favorece o desenvolvimento da ontologia humana - Ser sujeito - e a transformação do trabalho docente, por meio da qual a reflexão conduz ao pensamento crítico e à autonomia do adulto-professor. A autoformação se insere numa perspectiva crítica de formação do adulto-professor, evidenciando sua força epistemopolítica de criação de espaçostempos de re-existência, reconhecendo a autoria, a autonomia e a emancipação dos sujeitos como horizonte onde se quer chegar. No campo do ensino da linguagem escrita, a autoformação reitera a dimensão dialógica e discursiva da linguagem, a potência do discurso como arena onde saberes e práticas se legitimam e contribuem para o empoderamento do professor. A autoformação como experiência da ontologia do Ser não pode ser compreendida como didatismo, ação individual. Ela é um processo laborioso de dar sentido à existencialidade, vivido pelo adulto, impossível sem a experiência com o conhecimento, com o outro e com o meio.

Abstract:
The study of teacher training within a self-training model is the object of this dissertation. The main research problem was: What are the founding elements in self-training that can contribute to teacher learning for the teaching of writing in the first grades of Elementary School? The goal was to understand the founding elements of a self-training model and their implications for the learning process of professionals who teach writing in the first years of Elementary School. This is a qualitative research with a social-historical perspective, based on the assumptions of a critical paradigm and methodological orientation in learning research. For the generation of data (the discourse of the responding subjects) the research and training mechanisms of Self-training Dialogic Meetings and Shared Teaching were carried out during 2018 and 2019, with 06 teachers, 01 manager and 01 pedagogical aid in an elementary municipal public school directed to the early grades in São Luís,Maranhao, Brazil. Corpus analysis of the responding subjects’ discourses, carried out in learning narratives, was done based on the premises of Dialogic Discourse Analysis. Discourses were organized in cores of meaning collected from indications that emerged regularly in the utterances of the responding subjects. The explanatory theoretical-conceptual elements taken from the empirical research, as well as from conceptual-bibliographic research, revealed that dialogic relations, unity of theory and practice, critical reflection and autonomy are founding elements in the training experience within a self-training model. Teaching is seen as an activity that potentializes the subjects’ learning process in building professional knowledge. Evidence shows that an adult learns from remembering his/her life and educational/training history, from exchanging and sharing among pairs and students, and his/her pondered experience. Understanding these elements confirms the thesis that experiencing a process of training within a self-training model, in a dialogic context, is beneficial to the development of human ontology – the being as subject – and the transformation of teaching, in which reflection leads to critical thinking and the autonomy of the adult teacher. Self-training is part of the critical perspective of the adult teacher training process, evincing the episteme-political strength of creating spaces/temporalities of re-existence, recognizing authorship, autonomy and the emancipation of subjects as goals to be reached. In the field of teaching written language, self-training reiterates the dialogic and discursive dimension of language, the potential of discourse as an arena where types of knowledge and practices are legitimized and contribute to teacher empowerment. Self-training as an ontological experience of the being cannot be understood as didacticism, individual action. It is the laborious process of making sense of existentiality, experienced by the adult, which is impossible without experiencing knowledge, the other and one´s surroundings.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Ferreira, Edith Maria Batista. Autoformação, aprendizagem de professores e ensino da linguagem escrita: entrelaçamentos na pesquisa-formação. 2021. 299 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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