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Repositório Institucional - UECE
Título:
Realização e Estranhamento no Trabalho Docente Universitário: Uma Análise Ontológica

Autor(es):
Lopes, Samuel Nobre

Palavras Chaves:
Trabalho Docente; Princípio de Desempenho; Realização; Estranhamento

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O mundo atual é marcado por um grande paradoxo: ao mesmo tempo em que o homem amplia intensamente as suas capacidades para o desenvolvimento do trabalho e das ciências, ocorre um descontentamento, uma degradação do gênero humano no sentido do grande índice de exploração do trabalho e da desvalorização do trabalhador. Aqui se evidencia a dupla face do trabalho no capitalismo tematizado por Marx ao considerar que no capitalismo o trabalho tem a sua face positiva e necessária enquanto gerador da vida social e realização dos homens, mas também tem o seu lado negativo e contingente ao se manifestar como sofrimento, como trabalho estranhado, alienado, uma vez que a produção se sustenta pela exploração da força de trabalho do trabalhador. Tudo isso interfere de modo intenso em qualquer profissão e em todos os níveis de trabalho, inclusive no trabalho docente universitário que é o objeto desta pesquisa. Diante dessas colocações, parto do pressuposto de que o professor se sente feliz na sua profissão de ensinar e educar, mas também a carga de trabalho que lhe é destinada não deixa de causar cansaço e sofrimento. Partindo dessas considerações esta pesquisa, com o título Realização e Estranhamento no Trabalho Docente Universitário: uma Análise Ontológica, tem o objetivo de verificar como ocorre a satisfação (realização) e, ao mesmo tempo o estranhamento (desrealização, sofrimento, estresse e adoecimento) no trabalho docente universitário, na graduação e/ou pós-graduação, no modo de produção capitalista informacional. Tal objetivo decorreu das seguintes indagações: há realmente essa duplicidade de realização e de estranhamento na práxis docente universitária? Até que ponto há uma predominância do estranhamento em relação a sua realização? Essa predominância do estranhamento interfere na qualidade de vida do docente ao ponto de levá-lo ao adoecimento? Quais ações são possíveis, pelo menos em termos paliativos, para amenizar e/ou superar esse estado de coisas? A teoria marxiana do trabalho em sua dupla face, de Lukács sobre a questão do estranhamento, e de Marcuse sobre o princípio de desempenho nos fornece vários elementos de análise para a compreensão da minha questão e dos meus pressupostos. Por essa razão tomei como referencial teórico central desta pesquisa o pensamento dos filósofos Karl Marx, György Lukács, e Herbert Marcuse, e também do sociólogo Emanuel Castells e do psicanalista Sigmund Freud, porém sem excluir algumas considerações de outros pensadores como: Marozov, Kenski, Vázquez, e ainda de pensadores brasileiros, como: Dermeval Saviani, Gaudencio Frigotto, Paulo Freire, Leandro Konder e outros. Na articulação da minha fundamentação teórica, além da dupla face do trabalho, do estranhamento que aí impera e do papel ativo da consciência do homem, destaquei a relação entre trabalho e educação, questões acerca da revolução tecnológica e do capitalismo informacional, o processo de avaliação da CAPES, e práxis social evidenciando a práxis docente. Quanto ao meu método de investigação, baseado no referencial teórico desses pensadores e no método dialético, desenvolvi uma pesquisa de campo de caráter qualitativo por meio de questionários semiabertos, através de Formulários Google, aplicados em um universo de 23 professores de instituições públicas e particulares nas diversas áreas de conhecimento. Nos resultados da pesquisa verifiquei que o meu pressuposto da incidência da dupla face do trabalho na práxis docente foi confirmado e que se apresentou com mais intensidade ainda no período pandêmico, em virtude da COVID 19. Em minhas considerações finais destaquei que seria preciso o professor refletir e ressignificar a sua práxis docente em virtude do capitalismo informacional e agora mediante a urgência do ensino remoto, porém também seria preciso a participação e interesse do aluno no processo de ensinoaprendizagem. Arrematei as minhas considerações destacando que o professor precisa ser valorizado e amado em sua profissão. A práxis do docente está intimamente relacionada com a formação humana de si e dos seus alunos, formação essa que deve remeter aos saberes fundados na ética e no respeito à dignidade humana. Esse reconhecimento e valorização do trabalho docente é imprescindível para que ocorra um autêntico desenvolvimento da generidade humana. Palavras-Chave: Trabalho docente. Princípio de desempenho. Realização. Estranhamento.

Abstract:
The current world is marked by a great paradox: at the same time that man expands greatly his work and Science development capacities, there is discontent, there is a human degradation due to higher work exploitation and worker’s devaluation. Here, the double face of work in capitalism, as according to Marx, is evident when considering that in capitalism work has its positive and necessary face as a generator of social life and the realization of men, but also has its negative and contingent side as it manifests throughout suffering, work estrangement and alienation. This would occur since sustained production is based on exploitation of workforce. All this intensely interferes in any profession and at all levels of work, including university teaching, which is the object of this research. Given these statements, I begin with the assumption that the teacher is happy in his profession of teaching and educating, but at the same time the workload destined to him causes tiredness and suffering. Based on these considerations, this research entitled Achievement and Estrangement in University Teaching Work: An Ontological Analysis, aims to verify how satisfaction (fulfillment) and, at the same time, strangeness (unfulfillment, suffering, stress and illness) occurs in the university teaching work, both undergraduate and / or graduate courses. This objective arose from the following questions: is there really this duplicity of fulfillment and estrangement in university teaching praxis? To what extent is there a predominance of estrangement in its execution? Does this possible predominance of estrangement interfere with the teacher's quality of life to the point of leading him to illness? What actions are possible, at least in palliative terms, to alleviate and / or overcome this state of affairs? Marx’s Labor Theory and work’s double side, Lukacs’s Theory of Estrangement and Marcuse’s Theory of Performance all along offer us several elements of analysis to understand my question and my assumptions. For this reason, I took as a central theoretical reference on this study the thinking of Karl Marx, György Lukács, and Herbert Marcuse, as well as the sociologist Emanuel Castells and psychoanalyst Sigmund Freud. Further, I did not exclude some considerations from other thinkers such as: Marozov, Kenski, Vázquez, and also by Brazilian thinkers, such as: Dermeval Saviani, Gaudencio Frigotto, Paulo Freire, Leandro Konder and others. When articulating my theoretical foundation, in addition to labor’s double side, the estrangement that prevails here and the active role of man's conscience, I also highlighted issues concerning technological revolution and informational capitalism. Other points also emerged, such as the evaluation process of CAPES and the social praxis pointing out teaching praxis. As for my research method I developed a qualitative field research through semi-open questionnaires using Google Forms, that were applied to 23 teachers from public and private institutions in different areas of knowledge. As of the results, I found that my assumption of the incidence of double-sided aspect of work in teaching praxis was confirmed and that it presented itself with even more intensity in the pandemic period, in these last two years, due to COVID 19. In my final remarks I pointed out that it would be necessary for the teacher to reflect and reframe his teaching praxis due to informational capitalism and now, due to the urgency of remote teaching. However, the participation and interest of the student in the teaching-learning process would also be necessary. I concluded my remarks by emphasizing that the teacher needs to be valued and loved in his profession. The professor’s praxis is closely related to human formation, both of himself and of his students. This formation must refer to knowledge founded on ethics and respect for human dignity. Recognition and appreciation of teaching work is essential for arousing an authentic development of human generosity. Keywords: Teaching work. Performance Principle. Fulfillment. Estrangement.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lopes, Samuel Nobre. Realização e Estranhamento no Trabalho Docente Universitário: Uma Análise Ontológica. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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