Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Docência universitária no curso de bacharelado em administração: formação, constituição de saberes docentes e práticas de ensino

Autor(es):
Bessa, Marcos James Chaves

Palavras Chaves:
Docência universitária. Formação. Saberes docentes. Práticas de ensino.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Constituir-se professor é um processo complexo sem início, meio e fim, mas um movimento que diariamente se aprende e que muda o ser humano em cada momento na troca com o outro. Há de se perquirir como os professores que não tiveram uma formação docente se constituíram professores para desempenhar seu ofício no ensino superior. A tese parte do seguinte questionamento: Como foram constituídos os percursos de formação e os processos de constituição dos saberes docentes e práticas de ensino dos professores bacharéis do Curso de Administração da UECE? Como objetivo geral tem-se: Compreender os percursos de formação e a constituição dos saberes docentes e práticas de ensino dos professores bacharéis do Curso de Administração da UECE. Os objetivos específicos são: Apresentar as concepções teóricas sobre formação, saberes docentes e práticas de ensino; Descrever o locus de investigação da pesquisa, o plano de desenvolvimento profissional e o projeto pedagógico do curso de administração da UECE; Caracterizar o percurso de formação e o processo de constituição dos saberes docentes e práticas de ensino dos professores bacharéis em Administração da UECE, campus Itaperi. A pesquisa se justifica devido ao problema da profissionalização do ensino e seu ineditisimo é pesquisar o percurso de formação e a constituição dos saberes docentes e práticas de ensino dos professores bacharéis. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a postura cartográfica como um recurso para justificar os caminhos trilhados pelo autor pesquisador. O paradigma da pesquisa é interpretativo/naturalismo/construtivismo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sua abordagem é qualitativa. Tem-se o estudo de caso como método da pesquisa e a análise temática de conteúdo para a análise dos dados. Treze professores compuseram a amostra da pesquisa e todos participaram de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico de formação está fundamentado nos escritos de Garcia (1999), Nóvoa (1995), Imbernón (2010), Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2011) e Pimenta e Anastasiou (2014), o saber docente está estruturado à luz de Tardif (2018) e Gauthier (2013) e prática de ensino nos preceitos de Franco (2011) e Charlot (2000). A pesquisa revelou que cada sujeito investigado passou por uma transformação diferente e que foram fundamentais para o processo de constituição de saberes plurais que mobilizados na prática formaram professores do ensino superior. Palavras-chave: Docência universitária. Formação. Saberes docentes. Práticas de ensino.

Abstract:
Becoming a teacher is a complex process with no beginning, middle and end, but a movement that is learned daily and that changes the human being in each moment when exchanging with the other. It is necessary to investigate how teachers who did not have a teaching qualification became teachers to perform their profession in higher education. The thesis starts from the following questioning: How were the training paths and the processes of constitution of the teaching knowledge and teaching practices of the professors with a bachelor's degree in the UECE Administration Course constituted? The general objective is to: Understand the training pathways and the constitution of the teaching knowledge and teaching practices of the bachelor's professors of the UECE Administration Course. The specific objectives are: To present the theoretical conceptions about training, teaching knowledge and teaching practices; Describe the locus of research investigation, the professional development plan and the pedagogical project of the UECE administration course; To characterize the training path and the process of constitution of teaching knowledge and teaching practices of professors with bachelor's degrees in Administration at UECE, campus Itaperi. The research is justified due to the problem of the professionalization of teaching and its novelty is to research the training path and the constitution of the teaching knowledge and teaching practices of the baccalaureate teachers. To carry out the research, cartographic posture was used as a resource to justify the paths followed by the researcher author. The research paradigm is interpretive / naturalism / constructivism. Bibliographic, documentary and field research was used. Its approach is qualitative. There is the case study as a research method and the thematic content analysis for data analysis. Thirteen teachers made up the research sample and all participated in semi-structured interviews. The theoretical framework of training is based on the writings of Garcia (1999), Nóvoa (1995), Imbernón (2010), Almeida (2012), Almeida and Pimenta (2011) and Pimenta and Anastasiou (2014), the teaching knowledge is structured according to light of Tardif (2018) and Gauthier (2013) and teaching practice in the precepts of Franco (2011) and Charlot (2000). The research revealed that each investigated subject underwent a different transformation and that they were fundamental to the process of constituting plural knowledge that mobilized in practice trained higher education teachers. Keywords: University teaching. Training. Teaching knowledge. Teaching practices.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Bessa, Marcos James Chaves. Docência universitária no curso de bacharelado em administração: formação, constituição de saberes docentes e práticas de ensino. 2021. 153 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1