Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação e atuação docente de Aida Balaio: Biografia de uma educadora negra em Fortaleza – CE (1908-1970)

Autor(es):
Lima, Ana Michele Da Silva

Palavras Chaves:
Biografia. Aida Balaio. História da Educação. História Oral. Formação de Professores.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A investigação trata da história de vida de Aida Balaio (1889-1970) – mulher, professora, negra, religiosa, alfabetizadora e madrinha de crianças de quase um bairro inteiro. A partir da constituição de uma biografia, objetiva compreender a atuação profissional e as práticas educativas decorrentes da formação educativa de Aida, voltada para o magistério, no recorte temporal de 1908 a 1970, justificada pelos anos de que se tem registro de sua atuação junto a processos educacionais. A pesquisa está inserida no campo da História da Educação, amparada na perspectiva da História Cultural e utiliza a metodologia da História Oral entrecruzada com a análise documental escrita para os direcionamentos e análises desta produção, tendo como relevância a contribuição enquanto educadora para com a historiografia das mulheres, dos negros, dos pobres e profissionais da educação, os quais ainda pouco aparecem como protagonistas. Aida Balaio, na verdade, chamava-se Aida Santos e Silva, uma mulher que ganhou a memória coletiva do Mucuripe, com uma história de entrelace entre a Educação, o ensino primário, a Igreja Católica e a prática assistencialista. A formação educativa da docente se deu junto ao Colégio Imaculada Conceição, uma das escolas seculares de Fortaleza, descrita como uma instituição da elite feminina cearense. A biografia de Aida como educadora nos possibilitou ensejar lume à inserção da mulher na educação, no mercado de trabalho e na política, discutindo as atividades destinadas ao feminino, à história da feminização do magistério, além de expor individualidades da professora que atuou, mais de meio século na docência, intervindo na realidade que a cercava, reflexo esta do analfabetismo e da vida sofrida de pescadores e trabalhadores braçais do Mucuripe.

Abstract:
La investigación trata sobre la historia de vida de Aida Balaio (1889-1970): mujer, maestra, negra, religiosa, maestra de alfabetización y madrina de niños de casi todo el vecindario. Basado em la constitución de em ealidade, su objetivo es ealidade el desempeño ealidadef y las prácticas educativas resultantes de la formación académica de Aida, orientada a la enseñanza, em el período de 1908 a 1970, justificado por los años de su trabajo em ealidade educativos La investigación se inserta em el campo de la Historia de la Educación, em el apoyo de la perspectiva de la Historia Cultural y utiliza la ealidade de la Historia Oral entrelazada em el análisis documental escrito para las direcciones y análisis de esta producción, teniendo como ealidade la contribución como educador em la ealidadefia de mujeres, negros, pobres y profesionales de la educación, que ealida parecen poco como protagonistas. Aida Balaio, de hecho, se llamaba Aida Santos e Silva, em mujer que ganó la memoria colectiva de Mucuripe, em em historia de entrelazamiento entre Educación, educación primaria, la Iglesia Católica y la práctica del bienestar. La formación educativa del maestro tuvo lugar en el Colegio Imaculada Conceição, em de las escuelas seculares de Fortaleza, descrita como em institución de la realidad de Ceará. La realidade de Aida como educadora nos permitió dar lugar a la inserción de las mujeres en la educación, el mercado laboral y la política, discutiendo realidad dirigidas a las mujeres, la historia de la feminización de la profesión docente, además de exponer las individualidades del maestro que trabajó más de la mitad siglo en la enseñanza, interviniendo en la realidad que lo rodea, en reflejo del analfabetismo y la vida sufrida por los pescadores y trabajadores manuales em Mucuripe.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lima, Ana Michele Da Silva. Formação e atuação docente de Aida Balaio: Biografia de uma educadora negra em Fortaleza – CE (1908-1970). 2019. 233 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1