Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A natureza onto-histórica do princípio educativo: uma análise com base nas contribuições de Gramsci e Lukács

Autor(es):
Sobral, Karine Martins

Palavras Chaves:
Práxis; Princípio educativo; Formação humana

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A presente tese, fundamentada no referencial teórico do materialismo histórico-dialético, tem como objeto o princípio educativo, problematizando a possibilidade de o trabalho ser ou não princípio educativo emancipador, em busca de compreender quais os limites de um projeto político-pedagógico ancorado nessa premissa. A partir da necessidade de entender qual princípio educativo deve nortear um sistema educacional voltado para a emancipação humana, realiza-se uma leitura imanente das obras: “Para uma ontologia do ser social”, de Georg Lukács, “Cadernos do cárcere” e “Escritos políticos”, de Antônio Gramsci. No intuito de identificar os fundamentos contidos nessas obras, para o entendimento do princípio educativo, fez-se primeiramente uma análise do complexo educativo em Lukács, observando sua origem, função, e a relação de dependência ontológica e autonomia relativa com o trabalho. Posteriormente, explicita-se o percurso trilhado por Gramsci na sua elaboração sobre educação, situada em seu contexto histórico-social. Procurou-se apanhar a formulação acerca da tese do trabalho como princípio educativo, assim como a defesa do princípio educativo do trabalho. Em seguida, tomando a categoria do princípio educativo, realiza-se o caminho de volta, demonstrando aproximações, distinções e complementaridades entre Gramsci e Lukács. Conclui-se que o princípio educativo que tenha como desígnio fundamentar um sistema educacional, pautado no desenvolvimento dos seres humanos na sua integralidade, é a formação humana, princípio que abarca não somente a esfera do trabalho, senão toda dimensão do ser humano. Isso contempla, portanto, o âmbito de todo tipo de práxis.

Abstract:
The present thesis, based on theoretical reference of dialectical historical materialism, has as object the educational principle, problematizing the possibility of work to be or no emancipatory educational principle, in search to understand what the limits of a political pedagogical project based on this premise. From the necessity to understand which educative principle should give an educational system aimed at human emancipation, an imanente reading of the works takes place: “ For an ontology of the social being”, by Georg Lukács, “Prison notebooks” and “Political writings”, by Anthony Gramsci. In order to identify the fundamentals contained in these works, for the understanding of the educational principle, an analysis of the educational complex in Lukács was first carried out, observing its origin, function, and the relationship of ontological dependence and relative autonomy with work. Posteriorly, it makes explicit the path taken by Gramsci in his elaboration on education, located in his social historical context. It sougth to capture the formulation about the thesis of work as an educative principle, as well as the defense of the educative principle of work. Then, taking the category of the educative principle, the way back is carried out, demonstrating approximations, distinctions and complementarities between Gramsci and Lukács. It is concluded that the educative principle that has as purpose to ground an educational system, based on the development of human beings in their entirety, it is the human formation, principle that covers not only the sphere of work, but the entire dimension of the human being. This contemplates, therefore, the scope of all types of praxis.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Sobral, Karine Martins. A natureza onto-histórica do princípio educativo: uma análise com base nas contribuições de Gramsci e Lukács. 2021. 154 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1