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Repositório Institucional - UECE
Título:
Concepções sobre teoria e prática: implicações para a profissionalidade e a aprendizagem docente de professoras iniciantes na Educação Infantil

Autor(es):
Costa, Sandy Lima

Palavras Chaves:
Teoria e prática. Profissionalidade docente. Professores iniciantes. Educação Infantil. Aprendizagem da docência.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Objetiva compreender as concepções de teoria e prática de professoras iniciantes da Educação Infantil e suas implicações para a profissionalidade e a aprendizagem docente. O problema central deste estudo está assim formulado: Como as concepções de teoria e prática reverberam no desenvolvimento da profissionalidade e da aprendizagem de professoras iniciantes na Educação Infantil? A fundamentação teórica apoia-se em Contreras (2012), Carr e Kemmis (1988), Garcia (1999), Huberman (1992), Monteiro (2015), Pereira (1994), Shulman (2014), Vázquez (1977), dentre outros autores essenciais à compreensão das categorias: teoria e prática, profissionalidade docente e professor iniciante na Educação Infantil. Constitui pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso intrínseco com seis professoras iniciantes, atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará, e egressas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Para a produção de dados, recorreu-se aos seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico; levantamento empírico por meio de um formulário eletrônico, encaminhado a professores da Educação Infantil do Município de Fortaleza; e conversa individual por videoconferência, mediada por um caso de ensino. A análise das narrativas ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se predomínio de uma visão conceitual dicotômica sobre os construtos teoria e prática, evidenciando que não há relação de dependência e autonomia relativa entre ambos. Acreditamos que este achado tem articulação direta com a formação no curso de Pedagogia, pois houve o predomínio do modelo de justaposição, o qual misturou as perspectivas técnica e emancipatória na constituição do perfil das egressas. Por outro lado, percebemos que suas práticas são fundamentadas em teorias sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, por mais que não consigam manifestá-las claramente em suas narrativas, movimento que indica a prevalência de uma aprendizagem implícita. As conversas individuais se entrelaçaram, sendo destacados aspectos comuns do aprendizado docente em contexto de formação inicial, da prática profissional e em contexto de pandemia. Por fim, as concepções que as iniciantes possuem sobre o magistério reverberam na forma reflexiva, responsável e comprometida em como desempenham o seu trabalho pedagógico, propiciando uma aprendizagem contínua da docência nessa fase da profissão.

Abstract:
It aims to understand the conceptions of theory and practice of beginning teachers in kindergarten and its implications for professionalism and teacher learning. The main problem of this study is formulated as follows: How do the conceptions of theory and practice reverberate in the development of professionalism and learning of teachers beginning in Early Childhood Education? The theoretical foundation is supported by Contreras (2012), Carr and Kemmis (1988), Garcia (1999), Huberman (1992), Monteiro (2015), Pereira (1994), Shulman (2014), Vásquez (1977), among other authors essential to the understanding of the categories: theory and practice, teaching professionalism and beginner kindergarten teacher. Constitutes qualitative research, of the intrinsic Case Study type with six beginning teachers, working in kindergarten at the Municipal Education Network of Fortaleza, Ceará, and graduates of the Pedagogy course of the State University of Ceará. For data production, the following procedures were used: bibliographic survey; empirical survey using an electronic form, sent to teachers of kindergarten in the city of Fortaleza; and individual video-conference conversation, mediated by a teaching case. The analysis of the narratives took place through the Discursive Textual Analysis. There was a predominance of a dichotomous conceptual view on the theory and practice constructs, showing that there is no relationship of dependence and relative autonomy between both. We believe that this finding is directly linked to the training in the Pedagogy course, as there was a predominance of the juxtaposition model, which mixed the technical and emancipatory perspectives in the constitution of the graduates' profile. On the other hand, we realize that their practices are based on theories about child learning and development, even if they are not able to manifest them clearly in their narratives, a movement that indicates the prevalence of implicit learning. Individual conversations intertwined, highlighting common aspects of teacher learning in the context of initial training, professional practice and in the context of a pandemic. Finally, the conceptions that the beginners have about the teaching profession reverberate in a reflective, responsible, and committed way in how they perform their pedagogical work, providing a continuous learning of teaching in this phase of the profession.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Costa, Sandy Lima. Concepções sobre teoria e prática: implicações para a profissionalidade e a aprendizagem docente de professoras iniciantes na Educação Infantil. 2021. 217 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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