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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A reforma do ensino médio e as novas necessidades do capital

Autor(es):
Paula, Mauricio De Oliveira

Palavras Chaves:
Reforma do Ensino Médio; Capitalismo; Formação de Professores.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta dissertação propõe-se à análise da Reforma do Ensino Médio, buscando sua intencionalidade, seus desdobramentos e sua repercussão na formação dos futuros professores da rede básica de educação. Para tal objetivo, utiliza-se do método do materialismo histórico e dialético e constrói-se a partir do escrutínio dos documentos oficiais que a orientam e legitimam e das teses de Karl Marx e de seus epígonos. Parte do pressuposto de que esta Reforma atende a interesses do sistema capitalista em sua etapa contemporânea marcada pelo neoliberalismo e pela financeirização da economia mundial e demonstra os prejuízos que ocasionará tanto àqueles para os quais ela se destina: a juventude proletária de nosso país, como para os futuros professores da educação básica, cuja formação inicial e continuada ela determinará. Conclui que seus efeitos futuros na sociedade de nosso país estarão em contradição com os princípios que a embasam e que sua adoção provocará retrocessos no desempenho escolar e na formação geral dos futuros alunos da escola pública brasileira.

Abstract:
This dissertation proposes to analyze the High School Reform, looking for its intentionality, its consequences and its repercussion in the formation of future teachers of the basic education network. For this purpose, it uses the method of historical and dialectical materialism and is built from the scrutiny of the official documents that guide and legitimize it and the theses of Karl Marx and his epigones. It assumes that this Reform serves the interests of the capitalist system in its contemporary stage marked by neoliberalism and the financialization of the world economy and demonstrates the damage it will cause both to those for whom it is intended: the proletarian youth of our country, as for future teachers of basic education, whose initial and continuing education it will determine. It concludes that its future effects on the society of our country will be in contradiction with the principles that support it and that its adoption will cause setbacks in school performance and in the general education of future students of the Brazilian public school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Paula, Mauricio De Oliveira. A reforma do ensino médio e as novas necessidades do capital. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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