Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Café com afeto: uma experiência formativa para a promoção de saúde emocional docente em tempos de pandemia

Autor(es):
Freitas, Priscila Barros De

Palavras Chaves:
Saúde emocional docente; Formação continuada; Pandemia; Psicologia Histórico-Cultural

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta pesquisa de mestrado tem a intenção de discutir a saúde emocional docente e sua relação com a formação continuada de professoras, contando com o contexto da pandemia por covid-19. A mesma se constitui como uma pesquisa-ação, que traz uma proposta formativa intitulada por “Café com Afeto”, que foi realizada de forma virtual. Foi construída e vivenciada com as professoras participantes e realizada de julho a dezembro de 2020, em uma escola municipal de ensino de Fortaleza, em um total de 11 encontros. O objetivo geral foi: analisar a formação profissional docente referenciada nos princípios educativos da Psicologia Histórico-Cultural, descrevendo a saúde emocional nesse processo de apropriação de conhecimentos e práticas. Tratando-se de uma pesquisa-ação, além dos objetivos do conhecimento, foram traçados os objetivos da ação que foram: possibilitar as sensações de bem-estar emocional; estimular práticas de cuidado consigo mesmo e com o outro; favorecer o estreitamento de vínculos afetivos entre o grupo para um ambiente escolar saudável. Para tanto, os encontros trouxeram a abordagem de temas e estratégias que envolviam a arte como mediador para acessar as emoções das docentes, estimulando a participação e o diálogo coletivo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados, o diário de bordo, formulários para registros dos sentimentos suscitados nas participantes a cada encontro e por fim um formulário avaliativo, disponível ao final de todos os encontros virtuais, para registrar aspectos positivos e negativos desta experiência. Para análise dos dados, os mesmos foram relacionados aos objetivos específicos deste estudo: descrever os sentidos que os professores atribuíram a docência e a formação continuada no seu desenvolvimento emocional; identificar quais as estratégias e os aspectos da mediação que foram positivos; refletir sobre os aspectos negativos destacados, realizando uma análise de conteúdo. As análises revelaram que as professoras compreendem que sua saúde emocional tem relação indissociável com sua prática docente. A arte como estratégia e mediação, foi mobilizadora de afetos, emoções e sentimentos. As dificuldades destacadas para participar dos encontros tiveram relação direta com os sentidos da pandemia na vida das professoras, além dos desafios do trabalho remoto. Palavras-chave: Saúde emocional docente. Formação continuada. Pandemia. Psicologia Histórico-Cultural.

Abstract:
This master's research intends to discuss the emotional health of teachers and its relationship with the continuing education of teachers, taking into account the context of the covid-19 pandemic. It is constituted as an action research, which brings a formative proposal entitled “Coffee with Affection”, which was carried out in a virtual way. It was built and lived with the participating teachers and held from July to December 2020, in a municipal school of education of Fortaleza, in a total of eleven meetings. The general objective was to analyze the professional education of teachers based on the educational principles of Cultural-Historical Psychology, describing the emotional health in this process of appropriation of knowledge and practices. Since this is an action research, besides the knowledge objectives, the objectives of the action were: to enable sensations of emotional wellbeing; to stimulate practices of caring for oneself and for others; to favor the strengthening of affective bonds among the group for a healthy school environment. To this end, the meetings brought the approach of themes and strategies that involved art as a mediator to access the teachers' emotions, encouraging participation and collective dialogue. As instruments of data collection, we used the logbook, forms to record the feelings aroused in the participants at each meeting, and finally an evaluation form, available at the end of all virtual meetings, to record positive and negative aspects of this experience. For data analysis, they were related to the specific objectives of this study: to describe the meanings that teachers attributed to teaching and continuing education in their emotional development; to identify which strategies and aspects of mediation were positive; to reflect on the negative aspects highlighted, performing a content analysis. The analyses revealed that the teachers understand that their emotional health is inextricably linked to their teaching practice. Art as a strategy and mediation mobilized affect, emotions, and feelings. The difficulties highlighted to participate in the meetings were directly related to the meanings of the pandemic in the teachers' lives, besides the challenges of remote work. Keywords: Teachers' emotional health. Continuing education. Pandemic. Cultural-Historical Psychology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Freitas, Priscila Barros De. Café com afeto: uma experiência formativa para a promoção de saúde emocional docente em tempos de pandemia . 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1