Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Analisando formação e prática no processo de tornar-me professora que ensina matemática: uma Biografia educativa

Autor(es):
Marques, Shirley Mesquita

Palavras Chaves:
Narrativas (auto)biográficas. Biografia educativa. Letramento estatístico. Formação de professor.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Tomar a minha própria história de vida e formação como objeto de investigação contribuiu para eu pesquisar como foi dada a minha formação para tornar-me professora de matemática dos anos escolares iniciais. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o processo de minha constituição como professora que ensina matemática, a partir da articulação entre história de vida, formação e prática docente. Trata-se de uma pesquisa-formação, com uma abordagem qualitativa, na qual foi utilizada a biografia educativa como instrumento para relatar a minha história de vida e formação e, também, um diário de campo em que está registrada a aplicação de uma investigação estatística com uma turma do 5º ano do EF, tendo como estratégia pedagógica o Ciclo Investigativo PPDAC. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram utilizados como referenciais teóricos os estudos referentes às narrativas e à autobiografia como percurso metodológico e estratégia de autoformação; assim como também os estudos referentes à formação docente e os conhecimentos necessários para o ensino de estatística na Educação Básica. Foi buscado, pois, identificar como se deu o meu processo formativo para tornar-me professora de matemática dos anos escolares iniciais, tomando como experiência para essa análise a minha formação para o ensino de estatística. Através dos assuntos supracitados, foi compreendido que o trabalho com as narrativas contribuiu para que eu pudesse identificar as experiências significativas na minha constituição como docente, assim como também a análise reflexiva da vivência com o Ciclo Investigativo me fez perceber que o conhecimento sobre estatística ainda não me habilita para o seu ensino com segurança. Torna-se necessário dar continuidade ao meu processo formativo, aprofundando os meus estudos sobre os conceitos estatísticos, desenvolvendo outras atividades diferentes das que são propostas nos livros didáticos, como também conhecendo outras estratégias pedagógicas que possam nortear a minha prática para o ensino de estatística, visando com isto desenvolver o meu pensamento estatístico me tornando uma professora proficiente estatisticamente. Viso também com este trabalho contribuir para que outros professores se sintam motivados a investigar a sua própria prática e que transformem as suas salas de aula em laboratórios de pesquisa.

Abstract:
Taking my own life and training history as an object of investigation helped me research how I was trained to become a mathematics teacher in the early years of schooling. Thus, the objective of this research is to analyze the process of my constitution as a teacher who teaches mathematics, based on the articulation between life history, training, and teaching practice. This is a research-training, with a qualitative approach, in which the educational biography was used as a tool to report my life and training history and, also, a field diary in which is registered the application of a statistical investigation with a 5th grade class, having as a pedagogical strategy the Investigative Cycle PPDAC. In order to reach the research objectives, we used as theoretical references the studies related to narratives and autobiography as a methodological path and self-training strategy, as well as studies related to teacher training and the knowledge needed to teach statistics in Basic Education. Thus, I sought to identify how my formative process took place in order to become a mathematics teacher in the early years of schooling, taking as experience for this analysis my training to teach statistics. Through the aforementioned issues, it was understood that the work with narratives helped me to identify significant experiences in my formation as a teacher, as well as the reflective analysis of the experience with the Investigative Cycle made me realize that the knowledge about statistics does not enable me to teach it with confidence yet. It is necessary to continue my education process, deepening my studies about statistical concepts, developing other activities different from those proposed in textbooks, as well as knowing other pedagogical strategies that can guide my practice for the teaching of statistics, aiming to develop my statistical thinking and become a statistically proficient teacher. I also aim with this work to contribute so that other teachers will feel motivated to investigate their own practice and that they will be able to transpose it into their own practice.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Marques, Shirley Mesquita. Analisando formação e prática no processo de tornar-me professora que ensina matemática: uma Biografia educativa . 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1