Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Lutas olímpicas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física.

Autor(es):
Cisne, Mabel Dantas Noronha

Palavras Chaves:
Educação Física Escolar; Formação Continuada;Lutas

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
As lutas são manifestações que fazem parte da cultura corporal de movimento. Já as lutas olímpicas são aquelas manifestações esportivas disputadas nos jogos Olímpicos. As modalidades integrantes do atual programa olímpico são: Boxe, Esgrima, Judô, Wrestling, Taekwondo e Karatê. As lutas fazem parte das unidades temáticas propostas pela BNCC. O objetivo deste estudo foi analisar as implicações de uma formação continuada em ensino das Lutas Olímpicas promovida aos profissionais de Educação Física Escolar da rede de ensino municipal de Fortaleza. A alternativa metodológica foi pautada pela pesquisa – ação. O estudo foi desenvolvido com seis professores de Educação Física, atuantes da rede municipal de ensino de Fortaleza. A coleta de dados envolveu três momentos: a) a aplicação de um questionário com o objetivo de analisar o conhecimento prévio, a formação e atuação dos professores participantes acerca da unidade temática lutas; b) a observação durante a formação continuada; e, por fim, c) uma entrevista individual com objetivo de avaliar as implicações da formação continuada para a prática pedagógica dos participantes. Os dados foram analisados segundo a proposta de análise de conteúdo e por meio da estatística descritiva simples. Os resultados indicaram uma percepção satisfatória no que concerne a inserção das lutas na Educação Física Escolar. Concluímos que a formação se mostrou efetiva no que se refere a aplicação das Lutas Olímpicas na Educação Física escolar segundo a própria percepção dos envolvidos. Assim, a formação continuada proposta pelo presente estudo se apresentou relevantes para a prática pedagógica dos docentes participantes. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física Escolar. Formação Continuada. Lutas.

Abstract:
Las luchas son manifestaciones que forman parte de la cultura corporal de movimiento. A su vez, las luchas olímpicas son aquellas manifestaciones deportivas disputadas en los Juegos Olímpicos. Las modalidades que integran el actual programa olímpico son el boxeo, la esgrima, el judo, el wrestling, el taekwondo y el kárate. Las luchas son parte de las unidades temáticas propuestas por la BNCC. El objetivo de este estudio fue analizar las implicaciones de una formación continuada en la enseñanza de las luchas olímpicas, promocionada a los profesionales de Educación Física Escolar de la red de enseñanza municipal de Fortaleza. La alternativa metodológica fue pautada por la pesquisa-acción. El estudio fue desarrollado con seis profesores de Educación Física, actuantes en la red municipal de enseñanza de Fortaleza. La colecta de datos involucró tres momentos: a) la aplicación de un cuestionario con el objetivo de analizar el conocimiento previo, la formación y la actuación de los profesores participantes acerca de la unidad temática de luchas; b) la observación durante la formación continuada; y, por fin, c) una entrevista individual con el objetivo de evaluar las implicaciones en la formación continuada para la práctica pedagógica de los participantes. Los datos fueron analizados según la propuesta de análisis de contenido y por medio de la estadística descriptiva simple. Los resultados indicaron una percepción satisfactoria en lo que concierne a la inserción de las luchas en la Educación Física Escolar. En conclusión, la formación se mostró efectiva en cuanto a la aplicación de las luchas olímpicas en la Educación Física Escolar, conforme la propia percepción de los que estuvieron implicados. De esta manera, la formación continuada propuesta por el presente estudio se mostró relevante para la práctica pedagógica de los participantes. PALABRAS CLAVE: Educación Física Escolar. Formación Continuada. Luchas.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cisne, Mabel Dantas Noronha. Lutas olímpicas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física.. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1