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Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação do pedagogo para a docência no contexto da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos

Autor(es):
Guimaraes, Maria Da Cruz Santos

Palavras Chaves:
Curso de Pedagogia; Formação de professores; Docência

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Este estudo emergiu inicialmente de inquietações quanto à formação profissional do pedagogo, cuja definição da docência como base de sua formação levantou novas discussões e dos desafios concernentes à docência como prática profissional complexa, história e situada. Tais inquietações indicam o necessário olhar para os processos formativos, à luz das concepções e práticas priorizadas pelos cursos e na maneira como os sujeitos vivenciam a formação e se constituem professores. Desse modo, o estudo objetivou compreender a formação docente proposta no curso de pedagogia e sua materialização no processo formativo do pedagogo no contexto da UFPI, Campus de Picos. Como fundamentação, pautou-se em uma perspectiva crítica de educação e de docência, pautada na concepção do professor como intelectual crítico-reflexivo e investigador de sua prática. As discussões e análises foram tecidas com base nos constructos de Freire (1969, 1996, 1987), Giroux (1986, 1997), Pimenta (2005, 2006), Nóvoa (1995, 1999, 2009, 2017), Zeichner (2008, 1993), Pimenta e Lima (2017), Costa (2018), Saviani (2008), Silva (1999), Pimenta et al. (2017), Pedroso et al. (2019), Libâneo (2010), Gatti et al. (2019), entre outros. Metodologicamente a pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, cujo desenvolvimento procedeu-se mediante as seguintes estratégias de aproximação com a realidade: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, com entrevistas realizadas junto a egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, lócus da investigação. Com base nas compreensões trazidas a partir da pesquisa bibliográfica, na análise documental e nas falas dos sujeitos, percebeu-se que o processo formativo do pedagogo é marcado pelas especificidades locais, oportunidades oferecidas pela instituição, mas também pelas condições objetivas e subjetivas de cada sujeito, da maneira como este vivencia sua formação inicial e os significados que atribui ao curso para a sua profissionalização. O conjunto de achados aponta para desafios que se fazem presentes em termos institucionais, como a construção de parcerias mais sólidas entre a Universidade e as redes de ensino, assim como a organização interna dos cursos para a construção de percursos formativos que integrem a teoria e a prática, fortalecendo o processo de construção da identidade do pedagogo enquanto docente. A partir da reflexão sobre o conjunto de dados produzidos pela pesquisa concluímos que o curso de Pedagogia, por mais que tenha definido sua identidade com as DCN de 2006, guarda resquícios da longa trajetória de sua constituição, marcada por controvérsias que impactam na constituição da profissionalidade docente.

Abstract:
This study initially emerged from concerns about the professional training of the pedagogue, whose definition of teaching as the basis of his education raised new discussions and the challenges concerning teaching as a complex, historical and situated professional practice. Such concerns indicate the need to look at the training processes, in the light of the concepts and practices prioritized by the courses and in the way the subjects experience training and become teachers. Thus, the study aimed to understand the teacher training proposed in the pedagogy course and its materialization in the educational process of the pedagogue in the context of UFPI, Campus de Picos. As a basis, it was based on a critical perspective of education and teaching, based on the conception of the teacher as a critical-reflective intellectual and investigator of his practice. The discussions and analyzes were based on the constructs of Freire (1969, 1996, 1987), Giroux (1986, 1997), Pimenta (2005, 2006), Nóvoa (1995, 1999, 2009, 2017), Zeichner (2008, 1993), Pimenta e Lima (2017), Costa (2018), Saviani (2008), Silva (1999), Pimenta et al. (2017), Pedroso et al. (2019), Libâneo (2010), Gatti et al. (2019), among others. Methodologically, the research was based on a qualitative approach, whose development proceeded through the following strategies of approximation with reality: bibliographic research, document analysis and field research, with interviews carried out with graduates of the Pedagogy course at the Federal University of Piauí , Campus de Picos, locus of research. Based on the understandings brought from the bibliographic research, the documental analysis and the subjects' speeches, it was noticed that the educator's training process is marked by the local specificities, opportunities offered by the institution, but also by the objective and subjective conditions of each subject , the way it experiences its initial training and the meanings it attributes to the course for its professionalization. The set of findings points to challenges that are present in institutional terms, such as the construction of more solid partnerships between the University and the education networks, as well as the internal organization of courses for the construction of training paths that integrate theory and practice, strengthening the pedagogue's identity construction process as a teacher. From the reflection on the set of data produced by the research, we concluded that the Pedagogy course, however much it has defined its identity with the 2006 DCN, keeps traces of the long trajectory of its constitution, marked by controversies that impact the constitution of the teaching professionality.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Guimaraes, Maria Da Cruz Santos. A formação do pedagogo para a docência no contexto da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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