Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Docência universitária: a constituição da formação, saberes e práticas de ensino dos professores dos cursos de geografia

Autor(es):
Monteiro, Rachel Rachelley Matos

Palavras Chaves:
Docência Universitária. Formação de Professores. Licenciatura. Bacharelado.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A constituição da docência universitária se revela em caminhos, percursos e escolhas da profissão, sendo vivenciadas através de um repertório de conhecimentos acerca do “ser professor”. Esta dissertação, fruto de um trabalho coletivo de um grupo de pesquisadores que investigam sobre, a docência no magistério superior situada no contexto cearense, aportou-se na constituição da docência universitária como objeto de estudo, partindo de três pistas constituintes: a formação, saberes docentes e práticas de ensino. Esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender a constituição da docência universitária de professores nos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado) da Universidade Estadual do Ceará - UECE. A pesquisa foi realizada com os professores que atuam nos cursos de licenciatura e bacharelado do curso de Geografia da UECE, campus Itaperi. Tivemos como principais referenciais teóricos desta pesquisa os estudos de Almeida (2012), Farias et al (2014a, 2014b), García (199, 2009), Gauthier et al (1998), Junges e Behrens (2015), Pimenta e Anastasiou (2014), Tardif (2000, 2002), entre demais autores. O nosso percurso metodológico foi direcionado por uma postura investigativa denominada, Postura Cartográfica, no qual utilizamos a abordagem qualitativa, recorrendo ao método de Estudo de Caso único; a coleta de dados foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo com entrevistas por pautas com sete professores. A análise dos dados foi realizada pela análise temática do conteúdo idealizada por Minayo (2016). O recorte temporal foi o ano de 2019 a 2020, em especial o semestre 2020.1. A pesquisa evidenciou que os caminhos para a constituição da docência universitária se fazem através da formação inicial e continuada, como também através das experiências vivenciadas nas práticas de ensino dentro do contexto formativo, bem como elucidadas pela relação de Ensino e Pesquisa. Além de compreender o magistério superior nos encontros durante uma trajetória contínua formativa. Palavras-chave: Docência Universitária. Formação de Professores. Licenciatura. Bacharelado.

Abstract:
The constitution of university teaching is revealed in ways, paths and choices of the profession, being experienced through a repertoire of knowledge about "being a teacher". This dissertation, the result of a collective work by a group of researchers investigating about teaching in higher education in the context of Ceará, contributed to the constitution of university teaching as an object of study, based on three constituent clues: training, knowledge teachers and teaching practices. This research had as general objective, to understand the constitution of the university teaching of professors in the Geography courses (undergraduate and bachelor's) at the State University of Ceará - UECE. The research was carried out with professors who work in undergraduate and bachelor's degrees in the Geography course at UECE, campus Itaperi. The main theoretical references of this research were the studies by Almeida (2012), Farias et al (2014a, 2014b), García (199, 2009), Gauthier et al (1998), Junges and Behrens (2015), Pimenta and Anastasiou (2014), Tardif (2000, 2002), among other authors. Our methodological path was guided by an investigative posture called Cartographic Posture, in which we use the qualitative approach, using the unique Case Study method; data collection was carried out through bibliographic, documentary and field research with interviews by guidelines with seven teachers. Data analysis was performed by thematic content analysis devised by Minayo (2016). The time frame was from 2019 to 2020, especially the 2020.1 semester. The research showed that the paths for the constitution of university teaching are made through initial and continuing education, as well as through the experiences lived in teaching practices within the formative context, as well as elucidated by the relationship between Teaching and Research. In addition to understanding higher teaching at meetings during a continuous formative trajectory. Keywords: University Teaching. Teacher training. Graduation. Bachelor degree.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Monteiro, Rachel Rachelley Matos. Docência universitária: a constituição da formação, saberes e práticas de ensino dos professores dos cursos de geografia. 2021. 162 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1