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Repositório Institucional - UECE
Título:
O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FECLESC/UECE

Autor(es):
Melo, Carlos Ian Bezerra de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Embora as discussões sobre a Formação Inicial do professor de Matemática tenham ganhado considerável espaço nos debates atuais sobre Educação, ainda são tímidas as falas que abordam o aspecto subjetivo que essa formação carrega consigo, especialmente no que tange a identidade profissional docente desse professor. Em linhas gerais, essa identidade pode ser considerada como a construção feita sobre os sentidos e significados da trajetória formativa, a qual possibilita a inserção e a manutenção na profissão e orienta toda a prática docente. Assim sendo, esta pesquisa, partindo da subjetividade formativa, buscou averiguar como se constitui a identidade docente nos alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da FECLESC/UECE. Para tanto, em meio às técnicas de pesquisa qualitativa, entendendo ser este tipo de investigação o mais adequado ao nosso propósito, utilizou-se o método da História de Vida, tendo como sujeitos da pesquisa alunos e egressos do referido curso, o que possibilitou uma análise crítica sobre suas trajetórias formativas, a fim de identificar quais elementos identitários são presentes e como estes são trabalhados ao longo da Formação Inicial. Os resultados da pesquisa, ancorados nos escritos de, dentre outros, Gatti (1996, 2010, 2014), Nóvoa (1992), Jaramillo (2003), Pimenta (1997), D’Ávila (2007) e, especialmente, Farias et al. (2009), apontaram importantes elementos identitários no processo de composição do professor, os quais, de acordo com os entrevistados, necessitam de uma maior atenção por parte do programa de licenciatura em questão. A saber: a concepção sobre a docência e a Matemática enquanto ciência, o currículo, a relação entre teoria e prática, na qual se destaca os estágios supervisionados, e, sobretudo, a prática dos professores formadores. Decorre, assim, a necessidade de humanizarmos cada vez mais os cursos de licenciatura em Matemática, promovendo o (re)encontro dos cursos de formação inicial com seu propósito de formar professores, e, ainda, de investigar como se constitui a identidade docente dos professores formadores, tendo sido essa evidenciada como uma das maiores influências, ou talvez a maior, sobre a formação do professor. 

Abstract:
Although the discussions about the Initial Formation of the Mathematics teacher have gained considerable space in the current debates on Education, they still are timid the talks that approach the subjective aspect that this formation carries with itself, especially in what concerns the professional teacher identity of this professor. In general, this identity can be considered as the construction made on the meanings of the formative trajectory, which allows the insertion and maintenance in the profession and guides the whole teaching practice. Thus, this research, based on the formative subjectivity, sought to find out how the teacher identity is constituted in the students of the Full Degree in Mathematics course at FECLESC / UECE. In order to do so, using the qualitative research techniques, understanding that this type of research is the most appropriate for our purpose, the Life History method was used, having as subjects of the research students and graduates of said course, which made possible a critical analysis of their formative trajectories, in order to identify which identity elements are present and how these are worked through Initial Formation. The results of the research, anchored in the writings of, among others, Gatti (1996, 2010, 2014), Nóvoa (1992), Jaramillo (2003), Pimenta (1997), D'Ávila (2007) and especially Farias et al. (2009), pointed out important identity elements in the teacher composition process, which, according to the interviewees, require more attention from the undergraduate program in question. Namely, the conception of teaching and mathematics as a science, the curriculum, the relation between theory and practice, which emphasizes the supervised stages and, above all, the practice of teacher educators. It follows, therefore, the need to increasingly humanize undergraduate courses in Mathematics, promoting the (re) meeting of initial training courses with the purpose of training teachers, and also to investigate how teachers educators' identity is constituted, once this was evidenced as one of the greatest influences, or perhaps the greatest, on teacher education. 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Melo, Carlos Ian Bezerra de. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FECLESC/UECE. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de setembro de 2024

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