Argumentação, demonstração e resultados matemáticos em geometria - uma análise de livros didáticos do ensino médio
Autor(es):
Pereira, Gabrielle Andrade
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Este estudo decorreu de uma análise das coleções de livros didáticos de Matemática do
Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a fim
de analisar como são apresentadas as demonstrações e os resultados matemáticos em
conteúdos de Geometria do Ensino Médio. Inicialmente, a autora verificou quais as
indicações do PNLD (BRASIL, 2018) em relação às demonstrações de resultados
matemáticos nos conteúdos de Geometria dos livros didáticos do Ensino Médio e o que
educadores matemáticos (MARTINS, 2012; LIMA, 1999; entre outros) dizem a respeito
dessas demonstrações. Em seguida, fez um estudo dos conteúdos que tinha como foco de
análise, “Semelhança de triângulos” e “Triângulo retângulo”, no qual viu como podem ser
apresentados esses conteúdos e suas respectivas demonstrações voltadas à Matemática
escolar, feitas pelos pesquisadores Dolce e Pompeo (2005). Após a fundamentação teórica em
torno da pesquisa, partiu para a análise de dados, com o objetivo de investigar também se a
linguagem utilizada, mesmo simples, conserva sua essência científica. Baseando-se na teoria
disposta neste trabalho percebeu que as coleções ainda não estão apresentando de forma
satisfatória determinados pontos da Matemática, pois as demonstrações que estão sendo feitas
não estão cumprindo o rigor que deveriam e algumas coleções, se quer, estão trabalhando tais
demonstrações como algo realmente importante no desenvolvimento lógico-dedutivo dos
estudantes. A autora acredita que isto só acontecerá quando todos os envolvidos na escrita,
escolha e utilização dos livros didáticos compreenderem a importância de tais demonstrações
no processo de ensino e aprendizagem da Matemática escolar.
Abstract:
This study developed an analysis of High School Mathematics textbook collections, approved
by the National Program of Textbook (PNLD) in 2018, in order to investigate how the
demonstrations and mathematical results are presented in contents of Geometry in High
School. Initially, the author verified the indications of PNLD (BRAZIL, 2018) related to
demonstrations of mathematical results in contents of Geometry in High School textbooks and
what mathematics educators (MARTINS, 2012; LIMA, 1999; among others) say about such
demonstrations. Then, based on researchers Dolce and Pompeo (2005), a study of the contents
was elaborated which had as focus of analysis “Similar triangle” and “Right triangle”, in
which the author observed how these contents and their respective demonstrations addressed
to schools can be presented. After the theoretical foundation concerning the research, the
analysis of data was developed, investigating whether the language used, even when it is
simple, retains its scientific essence. Based on the theory presented in this paper, the author
realized that the collections are still not presenting satisfactorily certain Mathematics
concepts, because the demonstrations that are being produced are not fulfilling the rigor that
they should have and some collections are not even working on such demonstrations as
something really important for the development of the students’ deductive reasoning. The
author believes that this will only happen when all those involved in writing, choosing and
using textbooks understand the importance of such demonstrations in the teaching and
learning process of school mathematics.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Pereira, Gabrielle Andrade. Argumentação, demonstração e resultados matemáticos em geometria - uma análise de livros didáticos do ensino médio. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1