Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Argumentação, demonstração e resultados matemáticos em geometria - uma análise de livros didáticos do ensino médio

Autor(es):
Pereira, Gabrielle Andrade

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Este estudo decorreu de uma análise das coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a fim de analisar como são apresentadas as demonstrações e os resultados matemáticos em conteúdos de Geometria do Ensino Médio. Inicialmente, a autora verificou quais as indicações do PNLD (BRASIL, 2018) em relação às demonstrações de resultados matemáticos nos conteúdos de Geometria dos livros didáticos do Ensino Médio e o que educadores matemáticos (MARTINS, 2012; LIMA, 1999; entre outros) dizem a respeito dessas demonstrações. Em seguida, fez um estudo dos conteúdos que tinha como foco de análise, “Semelhança de triângulos” e “Triângulo retângulo”, no qual viu como podem ser apresentados esses conteúdos e suas respectivas demonstrações voltadas à Matemática escolar, feitas pelos pesquisadores Dolce e Pompeo (2005). Após a fundamentação teórica em torno da pesquisa, partiu para a análise de dados, com o objetivo de investigar também se a linguagem utilizada, mesmo simples, conserva sua essência científica. Baseando-se na teoria disposta neste trabalho percebeu que as coleções ainda não estão apresentando de forma satisfatória determinados pontos da Matemática, pois as demonstrações que estão sendo feitas não estão cumprindo o rigor que deveriam e algumas coleções, se quer, estão trabalhando tais demonstrações como algo realmente importante no desenvolvimento lógico-dedutivo dos estudantes. A autora acredita que isto só acontecerá quando todos os envolvidos na escrita, escolha e utilização dos livros didáticos compreenderem a importância de tais demonstrações no processo de ensino e aprendizagem da Matemática escolar.

Abstract:
This study developed an analysis of High School Mathematics textbook collections, approved by the National Program of Textbook (PNLD) in 2018, in order to investigate how the demonstrations and mathematical results are presented in contents of Geometry in High School. Initially, the author verified the indications of PNLD (BRAZIL, 2018) related to demonstrations of mathematical results in contents of Geometry in High School textbooks and what mathematics educators (MARTINS, 2012; LIMA, 1999; among others) say about such demonstrations. Then, based on researchers Dolce and Pompeo (2005), a study of the contents was elaborated which had as focus of analysis “Similar triangle” and “Right triangle”, in which the author observed how these contents and their respective demonstrations addressed to schools can be presented. After the theoretical foundation concerning the research, the analysis of data was developed, investigating whether the language used, even when it is simple, retains its scientific essence. Based on the theory presented in this paper, the author realized that the collections are still not presenting satisfactorily certain Mathematics concepts, because the demonstrations that are being produced are not fulfilling the rigor that they should have and some collections are not even working on such demonstrations as something really important for the development of the students’ deductive reasoning. The author believes that this will only happen when all those involved in writing, choosing and using textbooks understand the importance of such demonstrations in the teaching and learning process of school mathematics. 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Pereira, Gabrielle Andrade. Argumentação, demonstração e resultados matemáticos em geometria - uma análise de livros didáticos do ensino médio. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1