AUTOBIOGRAFIA DE PROFESSORES EGRESSOS DAS LICENCIATURAS EM REGIME ESPECIAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Autor(es):
STASCXAK, FRANCINALDA MACHADO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
As repercussões da formação em Pedagogia em Regime Especial promovida pela Universidade Estadual Vale do Acaraú no estado do Ceará, aqui investigadas, promoveram intensas reflexões acerca do contexto da atuação e formação dos professores leigos e das principais ações desenvolvidas no estado para solucionar essa questão. Com vistas a esclarecer esses aspectos objetivou-se compreender, a partir das narrativas (auto)biográficas, como a formação em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), influenciou a vida pessoal e profissional dos professores egressos, e principalmente, como repercutiu no âmbito educacional. O recorte temporal foi de 1998 a 2004, período que compreendeu a idealização, a elaboração e a execução do programa motivado tanto pela exigência da LDB nº 9394/96 de que todo professor deveria se formar em nível superior para atuar na educação básica, quanto pela contingência de professores leigos em exercício no estado do Ceará. O quadro teórico trouxe o entendimento sobre o currículo e a formação docente, bem como sua contextualização histórica no Brasil e no Ceará. Subsidiaram essa pesquisa, dentre outros, autores como: Freire (1996; 1997), Figueiredo (2014), Josso (2010), Nóvoa (1992; 2001), Passeggi e Silva (2010), Soares (1999) e Souza (2004). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, delineada a partir das histórias de vida dos professores egressos do curso em estudo operacionalizadas pela coleta e análise de entrevistas. Os resultados apontaram que a formação em regime especial, significou reconhecimento e valorização profissional com a aquisição de novas metodologias que puderam implementar novas estratégias de ensino, ressignificando o trabalho docente. Para os professores leigos que participaram dessa formação não encerra em si um fim, mas o marco que representou diversas possibilidades a outros processos formativos subsequentes.
Palavras-chave: Autobiografia docente. Formação em Regime Especial. Formação de professores. Relação teoria e prática.
Abstract:
The repercussions of Pedagogy in a Special Regime promoted by the Universidade Estadual Vale do Acaraú in the state of Ceará, investigated here, promoted intense reflections about the context of the action and formation of lay teachers and of the main actions developed in the state to solve this question. In order to clarify these aspects, the objective was to understand, from the (auto) biographical narratives, how the formation in the Special Regime of the Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), influenced the personal and professional life of the teachers who graduated, and mainly, as an educational repercussion. The time cut was from 1998 to 2004, which included the idealization, elaboration and execution of the program motivated both by the requirement of LDB 9394/96 that every teacher should be trained at a higher level to act in basic education, contingent of lay teachers in the state of Ceará. They subsidized this research, among others, authors such as: Freire (1996; 1997), Figueiredo (2014), Josso (2010), Nóvoa (1992; 2001), Passeggi and Silva (2010), Soares (1999) and Souza (2004). It was a qualitative research, delineated from the life histories of the professors graduated from the course under study operationalized by the collection and analysis of interviews. The results pointed out that special regime training meant recognition and professional appreciation with the acquisition of new methodologies that could implement new teaching strategies, re-signification of the teaching work. For the lay teachers who participated in this formation does not end in itself an end, but the mark that represented several possibilities to other formative processes subsequent.
Keywords: Teaching autobiography. Training in Special Regime. Teacher training.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
STASCXAK, FRANCINALDA MACHADO. AUTOBIOGRAFIA DE PROFESSORES EGRESSOS DAS LICENCIATURAS EM REGIME ESPECIAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de março de 2024
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