PARADOXO DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM: TEMPO, AFETO E IMAGEM
Autor(es):
PROBO, DÉBORA RODRIGUES GUERRA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Trata-se de um estudo realizado com os objetivos de compreender os aspectos subjetivos implicados na prática docente de enfermagem em uma universidade privada cearense, a partir de um grupo de fala, descrever o perfil de docentes de enfermagem desta universidade, identificar aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de professores e analisar discursos produzidos por docentes de enfermagem por meio de um dispositivo de fala sobre o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa de modo complementar, à luz do pensamento de Paulo Freire, e foi dividida em duas etapas: a primeira, com aplicação de questionários, e a segunda, com grupos focais, no período de fevereiro a junho de 2018. Os dados foram apresentados em quadros e figuras com apoio dos softwares SPSS e IRAMUTEQ e analisados a partir da Análise de Discurso, dando origem a três formações discursivas: “Passado no presente: um ideal docente”, “A docência entre o prazer e o desprazer” e “Além do possível: o docente do impossível”. Na primeira, trazemos reflexões acerca do impacto do passado dos docentes em suas condutas cotidianas. Na segunda, a dicotomia entre situações de prazer e desprazer que permeiam a prática docente em enfermagem e, na terceira, a docência entre o ser herói dos alunos, ao ser condutor dos seu processo de aprendizagem, e o vilão de si mesmo, ao ultrapassar seu limite pessoal e comprometer sua saúde física e mental. Destacamos a importância de partilhar experiências no cotidiano acadêmico como uma das estratégias para favorecer a criação de uma rede de apoio ao docente, bem como a prevenção de adoecimento mental relacionado ao trabalho. Espera-se que os resultados do estudo impactem positivamente a realização de mais investigações acerca da docência em enfermagem e que contribuam para a qualidade da formação dos enfermeiros e para as intervenções dirigidas à melhoria do ensino de enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Docentes de Enfermagem.
Abstract:
This is a study carried out with the objectives of understanding the subjective aspects involved in the teaching practice of nursing in a private university of Ceará, from a speech group, to describe the profile of nursing professors of this university, to identify subjective aspects related to teaching-learning process of nursing from the perspective of teachers and analyze discourse produced by nursing teachers through a speech device on the teaching-learning process. The research used the quantitative and qualitative approaches in a complementary way, in the light of Paulo Freire's thought, and was divided into two stages: the first, with questionnaire application, and the second one, with focus group, from February to June 2018. Data were presented in tables and pictures with support of the softwares SPSS and IRAMUTEQ and analyzed from Discourse Analysis, giving rise to three discursive formations: "Past in the present: a teaching ideal", "Teaching between pleasure and displeasure", and "Beyond the possible: the teacher of the impossible". In the first part, we bring reflections about the impact of the teachers' past on their daily behavior. In the second one, the dichotomy between situations of pleasure and displeasure that permeate the teaching practice in nursing and, in the third one, teaching between being the hero of the students, as the driver of their learning process, and the villain of oneself, by crossing their own limits and thus compromising their physical and mental health. We emphasize the importance of sharing experiences in the academic routine as one of the strategies to favor the creation of a support network for teachers, as well as the prevention of work-related mental illness. It is hoped that the results of the study pose a positive impact on the realization of more investigations about teaching in nursing and contribute to the quality of the training of the nurses and to the interventions directed to the improvement of teaching in the nursing field. Keywords: Nursing. Education in Nursing. Nursing Teachers
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
PROBO, DÉBORA RODRIGUES GUERRA. PARADOXO DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM: TEMPO, AFETO E IMAGEM. 2018. 147 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1