Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DO ESTILO DE VIDA, CONDIÇÕES AMBIENTAIS, DE APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES E CONCLUDENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):
LINARD, JAIR GOMES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A saúde é um dos direitos constitucionais do brasileiro, porém representa um dos maiores 
desafios para este país. Embora não resolva todas as questões relativas ao desenvolvimento de 
uma nação, a saúde, juntamente com a educação, constitui-se em uma das principais 
oportunidades para diminuir as desigualdades sociais, a violência, drogadicção e as 
vulnerabilidades. Apesar do crescimento nos números de instituições e matrículas, a educação 
superior ainda é um desafio no país. A entrada na universidade descortina um mundo novo ao 
universitário, sobretudo ao adulto jovem (20-24 anos), pois ele tem ali marcos de sua 
independência. A adoção de um estilo de vida insalubre nesse período é um risco e pode 
comprometer a saúde dos graduandos e também o seu rendimento acadêmico, gerando 
dificuldades posteriores. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação foi analisar o estilo de 
vida, condições ambientais, de aprendizagem e rendimento acadêmico em universitários 
ingressantes e concludentes do curso de educação física. Para se chegar a este objetivo, optou￾se por delinear um estudo transversal analítico realizado com 119 universitários do Curso de 
Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. Os dados foram coletados por meio do 
questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A) e pelo 
histórico escolar dos alunos. Tão logo coletados, os dados foram tabulados e analisados no 
programa estatístico SPSS 20.0. Para análise descritiva, foram calculadas as frequências 
simples e relativas das variáveis do estudo e medidas de tendência central (média e mediana) 
e de dispersão (desvio-padrão) para as variáveis numéricas, posteriormente, para estatística
bivariada segundo a situação no curso realizaram-se testes estatísticos. Após, foi realizada a 
análise com modelo de regressão logística hierarquizada, as variáveis foram divididas em três 
blocos: 1) variáveis sociodemográficas; 2) estilo de vida e; 3) condições ambientais e de 
aprendizagem. O desfecho adotado foi o índice de qualificação discente (IQD). O estudo foi 
aprovado em Comitê de Ética com parecer no
1.582.378. Os resultados mostraram que na 
análise bivariada estiveram associadas ao rendimento acadêmico as variáveis contidas no 
Bloco 1: idade, trabalho, carga horária semanal; Bloco 2: percepção de imagem, índice de 
massa corporal, circunferência abdominal, estado nutricional, número de vezes que almoça no 
restaurante universitário/semana, uso de maconha; e Bloco 3: condições de ruído e 
temperatura, oportunidade de crescimento e desenvolvimento, oportunidade de participação 
em atividades, se possui ou não possui bolsa de estudos. No modelo final da regressão, 
permaneceram as variáveis idade e condições de ruído e temperatura como preditoras do 
desfecho. Após teste de multicolinearidade, retirou-se a variável ‘faz refeições no restaurante universitário’ para melhor ajuste do modelo. Conclui-se, que ao longo do percurso acadêmico 
o estilo de vida sofre alterações negativas, mas os discentes possuem boas condições de 
ambiente e de aprendizagem. As variáveis idade e condições de ruído e temperatura das salas 
de aula foram preditoras do rendimento acadêmico. 
Palavras-chave: Estilo de vida. Universitários. Rendimento acadêmico.

Abstract:
ABSTRACT
Health is one of the constitutional rights of Brazilians, but it also represents one of the 
greatest challenges for this country. Although it does not solve all the issues relating to a 
nation development, health, along with education, is one of the main opportunities to reduce 
social inequalities, violence, drug addiction and vulnerabilities. Despite the growth in 
numbers of institutions and enrollments, higher education is still a challenge in the country. 
The entrance to the university reveals a new world to college students, especially to the young 
adults (20-24 years), because this is the mark of their independence. The adoption of an 
unhealthy lifestyle in this period is a risk and can jeopardize their health and academic 
performance, bringing about some difficulties later. In this context, the objective of this 
dissertation was to analyze the lifestyle, environmental and learning conditions, and also 
academic performance of physical education freshman and senior students. In order to reach 
this goal, it was outlined an analytical cross-sectional study, carried out with 119 college 
students of the Physical Education Course, at the State University of Ceará-UECE. Data were 
collected through the questionnaire Health Indicators and Quality of Life of Academics (Isaq￾A) and the students' school records. As soon as they were collected, data were tabulated and 
analyzed in the International Business Machines Statistics Package Social Science version 
20.0 (IBM SPSS 20.0) statistical program. For descriptive analysis, it was calculated the 
simple and relative frequencies of the study variables and central (mean and median) and 
dispersion (standard deviation) tendency measures for the numerical variables; and later, for 
bivariate statistics according to the situation in the course, statistical tests were performed. 
Then, the analysis was performed with a hierarchical logistic regression model, the variables 
were divided into three blocks: 1) sociodemographic variables; 2) lifestyle and; 3) 
environmental and learning conditions. The outcome adopted was the student qualification 
index (IQD). The study was approved by the Ethics Committee in Research of the University 
of Integration Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB) number 1.582.378. The results showed 
that in the bivariate analysis, the variables included in Block 1 were: age, work, weekly 
working hours; Block 2: image perception, body mass index (BMI), waist circumference 
(CA), nutritional status, frequency the student has lunch at the university cafeteria (RU) /per 
week, marijuana use; and Block 3: noise and temperature conditions, growth and development 
opportunities, opportunity to participate in activities, whether or not they have some sort of 
scholarship. In the final regression model, the variables age and noise and temperature 
conditions remained as the outcome predictors. After the multicollinearity test, the variable ‘meals had at the university cafeteria (RU)’ was taken out to fit the model better. It is 
concluded that during academic life period, the lifestyle undergoes negative changes; students 
have good environment and learning conditions. The variables age and noise and temperature 
conditions of the classrooms are predictors of academic performance.
Keywords: Lifestyle. College students. Academic performance.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LINARD, JAIR GOMES. ANÁLISE DO ESTILO DE VIDA, CONDIÇÕES AMBIENTAIS, DE APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES E CONCLUDENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA . 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1