Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A inclusão do surdo na escola regular

Autor(es):
Brasil, Andreza Esteves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
O trabalho explorou a polêmica em torno da inclusão do surdo no ensino regular, com o objetivo de compreender o sistema educacional brasileiro em relação às crianças com necessidades educativas especiais, mais especificamente às surdas. Muitos questionamentos estão sendo feitos quanto à inclusão de surdos em escolas regulares no Brasil, principalmente no que condiz às séries iniciais. O surdo tem como sua primeira língua, a Língua de Sinais, necessitando de um período de maturação cognitiva (em seus primeiros anos), para somente depois iniciar um processo de bilingüismo propriamente dito, ou seja, uso da língua de sinais e da Língua Oral. Por outro lado, as escolas brasileiras não estão preparadas para receber crianças surdas, nem no aspecto físico (salas, materiais), nem no aspecto pedagógico, principalmente pela questão da formação dos profissionais. Para tanto, é necessário montar uma infra-estrutura adequada, que atenda as necessidades da criança surda. Pois incluir, não significa apenas inserir numa sala de ensino comum, mas respeitar sua diversidade, atendendo a todas as suas especificidades. A metodologia utilizada neste trabalho foi revisão bibliográfica e pesquisa de campo por meio da organização e análise de um grupo focal com professores de surdos incluídos e intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A revisão bibliográfica se baseou na perspectiva de Vygotsky, Quadros, dentre outros autores que abordam o tema surdez e inclusão. O resultado das entrevistas nos mostra que o processo de inclusão não está ocorrendo de modo satisfatório. No sistema educacional brasileiro ainda há muito a ser feito para que possamos vivenciar a inclusão. Palavras-chave: Surdez. Educação. Inclusão. Psicopedagogia.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Brasil, Andreza Esteves. A inclusão do surdo na escola regular. 2009. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1