A Seducao das Marcas: Um Estudo sobre o Marketing de Marcas nas Pequenas Industrias de Moda Feminina
Autor(es):
Anchieta, Silveira Jose de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2000
Resumo:
A dissertacao analisa a utilizacao do marketing de marcas nas pequenas indstrias de confeccao feminina de Fortaleza, com base em estudos de teoricos do assunto. A pesquisa de campo foi realizada entre empresarios e clientes, atraves de questionarios especificos e comuns aambos. O problema central que o trabalho levanta e : sera que os industriais do setor da moda estao preocupados em divulgar suas marcas, seguindo uma tendencia mundial da moderna gestao de marketing, caracterizada pela geracao de fidelidade no consumidor e investimento forte em publicidade? Apos analisar os dados obtidos na pesquisa, notou-se que os empresarios nao tem um pensamento unanime sobre a necessidade deum planejamento para divulgacao de sua marca, nem tao pouco fazem pesquisa sobre as preferencias do cliente. Alem disso, nao e a midia o principal canal usado pelo empresario para vender sua marca e sim a comunicacao boca-a-boca. No item fidelidade, a pesquisa revelou uma disparidade nas respostas: enquanto 71,5% dos empresarios consideram seus clientes leais a sua marca, 70% dos clientes desseram que nao ligam para esse item na hora da compra, 20% vivem mudando de marca e so 10% disseram ser fieis a marca. Fica claro, portanto, que o empresario do setor faz ainda um marketing de marca bastante rudimentar, orientando-se mais pelo feeling do que pelo profissionalismo. Os clientes, por seu turno, nao sao fieis as marcas e, nas compras, orientam-se pelo preco mais em conta (70%. Alem do alto grau de infidelidade dos clientes, uma outra constatacao foi a de que, mesmo fazenso um marketing muito pobre, os empresarios estao tentando fazer com que suas marcas sejam sempre lembradas pelos consumidores.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Anchieta, Silveira Jose de. A Seducao das Marcas: Um Estudo sobre o Marketing de Marcas nas Pequenas Industrias de Moda Feminina. 2000. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2000) - Universidade Estadual do Ceará, , 2000. Disponível em: Acesso em: 29 de março de 2024
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