Sistema de informação de marketing: o estudo de caso em uma pequena indústria do setor de estruturas metálicas de Fortaleza
Autor(es):
Furtado, Cora Franklina do Carmo
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2000
Resumo:
Esta dissertação analisa a literatura sobre o Sistema de Informação Gerencial - SIG e a sua relação com o Sistema de Informação de Marketing - SIM, com o objetivo de embasar modelo de SIM aplicável a pequenas indústrias de estruturas metálicas, setor objeto de análise em uma abordagem contingencial. É realçada a importância do SIG para as funções administrativas, e comparados os métodos gerenciais de proprietários de pequenos negócios, que não seguem a lógica formal do planejamento, organização, comando e controle (POCC). Foram identificados três componentes na análise de cenário. O primeiro foi o macroambiente, com seus sub-componentes demográfico, econômico, tecnológico, meio ambiente e politico. O segundo, o ambiente de marketing com seus sub-componentes consumidores, colaboradores e concorrentes. O terceiro, o ambiente da empresa, tendo como seus sub-componentes: compras, custos, faturamento, lucratividade e participação no mercado. A pesquisa foi fundamentada numa abordagem metodológica da compreensão, e utilizou a pesquisa exploratória e o estudo de caso, como métodos. Foram aplicadas entrevistas e utilizada a técnica da observação não-participante para a coleta de informações. O trabalho completa uma caracterização da empresa estudada. Aplicou as metodologias de análise de cenário. Constatou que a pequena indústria de estruturas metálicas possui um Sistema de Informação de Marketing informal e insuficiente para o decisório. Com base referencial teórico e no estudo de caso, o trabalho desenvolveu um modelo de Sistema de Informação de Marketing, aplicável às pequenas empresas do setor de estruturas metálicas. O sistema compreende os seus componentes, sub-componentes e fontes de coleta acessíveis às organizações do setor.
Abstract:
Ver documento original.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Furtado, Cora Franklina do Carmo. Sistema de informação de marketing: o estudo de caso em uma pequena indústria do setor de estruturas metálicas de Fortaleza. 2000. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2000) - Universidade Estadual do Ceará, , 2000. Disponível em: Acesso em: 29 de março de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1