Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Memorial de formação: Os degraus construídos na pedagogia

Autor(es):
Silva, Gessica Rocha Da

Palavras Chaves:
Trajetória de formação; Práticas educativas; Identidade docente

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O objetivo geral deste memorial de formação, intitulado por mim como: os degraus construídos na pedagogia, foi promover reflexões da minha jornada acadêmica no curso de pedagogia e as transformações ocorrida ao longo dessa caminhada. O memorial aponta ainda que, tratando-se do conhecimento, não construímos nada sozinhos, recapturando sempre que é fruto de um longo processo de imersões, diálogos, trocas de saberes e práticas culturais. Pretende-se mostrar a real importância de analisar cada momento compartilhado, principalmente se tratando da construtiva de uma identidade docente que a cada disciplina, encontros presenciais, atividades de campo e estágios agregam valores e comprometimento na busca de concretizar através da educação um mundo melhor, igualitário e mais humano. Evidenciando-se que a construtiva de uma autobiografia, quesito primordial e a base de um memorial, não é fácil, pois vivemos a busca constante de sabermos quem somos, no sentido individual e coletivo, estabelecendo a provocativa de contar um pouco da minha vivencia acadêmica na prerrogativa de escrever cada detalhe de minha memória, sendo levada pela profundeza existente em minha alma, onde as ondas de emoções se encontram de modo atroz e benevolente com o meu eu verdadeiro, tendo como objetivo especifico apresentar o mundo visualizado e criado por mim, pelo ângulo pedagógico e humanístico que compõem a pedagogia.

Abstract:
The general objective of this training memorial, entitled by me as: the steps built in pedagogy, it has promoted reflections of my academic journey in the pedagogy course and the transformations that occurred along this journey. The memorial also points out that, when it comes to knowledge, we do not build anything on our own, recapturing whenever it is the result of a long process of immersions, dialogues, exchanges of knowledge and cultural practices. It is intended to show the real importance of analyzing each shared moment, especially when it comes to the constructive formation of a teacher identity that each discipline, face-to-face meetings, field activities and internships add values and commitment in the search to realize through education a better, egalitarian and more humanworld. It is evident that the constructive of an autobiography, a primordial item and the basis of a memorial, it’s not easy, because we live the constant search to know who we are, in the individual and collective senses, establishing the provocative of telling a little of my academic experience in the prerogative of writing every detail of my memory, being carried away by the depth existing in my soul, where the waves of emotions meet in an atrocious and benevolent way with my true self, having as specific objective to present the world visualized and created by me, by the pedagogical and humanistic angle that make up pedagogy.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Gessica Rocha Da. Memorial de formação: Os degraus construídos na pedagogia. 2021. 39 f. Universidade Estadual do Ceará, Maranguape, 2021. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1